Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Escolas contabilizam 156 casos de Covid-19 em 2021 na cidade

Os 156 casos de 2021 são quase cinco vezes maior do que os registrados em 2020 na comunidade escolar

06 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Volta às aulas presenciais na rede estadual passa a ser obrigatória a partir da próxima segunda-feira (18)
Volta às aulas presenciais na rede estadual passa a ser obrigatória a partir da próxima segunda-feira (18) (Crédito: Pedro Negrão )

Em 2021, Sorocaba já confirmou o total 156 casos de Covid-19 em unidades escolares da cidade, sendo 20 estabelecimentos públicos e cinco particulares. Os nomes das escolas não foram informados. Os casos da doença foram confirmados pela Prefeitura e são tanto em alunos, como professores e funcionários.

Os 156 casos de 2021 são quase cinco vezes maior do que os registrados em 2020 na comunidade escolar de Sorocaba. Em 2020, conforme os dados divulgados pela Prefeitura, são de 36 casos confirmados em oito escolas particulares.

Lembrando que as escolas estaduais e particulares de Sorocaba seguem com aulas presenciais e também de forma remota, conforme as regras atuais do Plano São Paulo.

Já a rede municipal de ensino de Sorocaba está há mais de um ano sem aulas presenciais, somente com o ensino remoto. A previsão de retorno das aulas presenciais nas escolas municipais, segundo a Prefeitura de Sorocaba, é o próximo dia 15 de junho, mas a data já foi adiada pelo menos três vezes.

O Cruzeiro do Sul também questionou a Secretaria de Estado da Educação sobre os casos confirmados de Covid-19 na rede estadual de Sorocaba e região. A pasta estadual informou que no período de 3 de janeiro a 1º de maio de 2021, houve no total 56 casos na rede estadual e 19 na rede privada, na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Sorocaba. Porém, a pasta informa que são casos prováveis de Covid-19, e não necessariamente confirmados.

Já em relação aos casos prováveis de Covid-19 na rede estadual em todo o interior paulista, a pasta estadual informa que de 1.037 escolas notificantes, 520 registraram um caso provável ao longo de 120 dias, 477 escolas notificaram de dois a cinco casos prováveis e 40 escolas notificaram entre seis e 12 casos.

Escolas devem notificar

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, diante da ocorrência de identificação de casos suspeitos e confirmados em ambiente escolar, a equipe de educação deve entrar em contato e notificar imediatamente a equipe de Vigilância Epidemiológica, por meio de formulário, que já é de conhecimento das escolas.

O Protocolo Covid-19 em Ambiente Escolar é enviado à instituição, com as orientações e medidas sanitárias a serem tomadas. O protocolo também está disponível na página oficial da Prefeitura de Sorocaba e pode ser consultado em http://saude.soro caba.sp.gov.br/wp-content/up loads/2020/09/co ntrole-de-covid-19-em-escolas.pdf .

Na identificação de dois ou mais casos confirmados na mesma escola, dentro de 14 dias após o primeiro caso, será feita análise do período de estudo e do vínculo epidemiológico entre os casos e, se houver estabelecimento do vínculo epidemiológico para definição de surto, a Vigilância Epidemiológica dará o devido encaminhamento das ações.

Em caso de constatação de surto, é orientado o encerramento do atendimento ao público enquanto perdurar a transmissibilidade do mesmo, ou seja, 14 dias sem novos casos positivos, sendo posteriormente reavaliado.

Diante dessas notificações, todos os envolvidos reforçam a necessidade de atenção e cuidados de alunos e professores, com o respeito às regras sanitárias durante a pandemia, como distanciamento social para evitar aglomeração, uso de máscaras e desinfecção contante com álcool em gel. (Ana Cláudia Martins)