Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Semana do meio ambiente começa com caminhada, limpeza e doação de mudas

No estacionamento do Paço Municipal aconteceu uma feira de adoção de pets

06 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Margens do Rio Sorocaba foram limpas por servidores municipais.
Margens do Rio Sorocaba foram limpas por servidores municipais. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Dando início à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou, na manhã deste sábado (5), das 9h às 12h, a Caminhada Ecológica, no percurso entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, com a participação de aproximadamente 15 servidores do Saae e membros da Comissão de Educação Ambiental da Sema.

As equipes fizeram uma limpeza ao longo do trajeto, de onde foram coletados mais de 10 sacos de lixo de 100 litros, cada, com materiais descartados de forma irregular às margens do Rio Sorocaba e na Praça da Biodiversidade. Dentre os materiais recolhidos, estavam garrafas pet, copos plásticos, papelão, garrafas de vidro (long neck), embalagens de isopor (marmitex), sacolas plásticas, roupas, sapatos e até um macaco hidráulico de automóvel.

O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e “volta” de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao rio, os detritos flutuantes ainda causam grande prejuízo à biodiversidade local, prejudicando a fauna aquática.

Doação de mudas

Simultaneamente, no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, aconteceu a doação de mudas de árvores, em sistema drive-thru, e feira de adoção de animais.

Quem passou pelo local também pode doar alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, do Fundo Social de Solidariedade (FSS), com o apoio da Secretaria da Cidadania (Secid), além de ração para cães e gatos à campanha Pet Solidário, fruto de uma parceria entre Sema e o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA).

Mudas foram doadas no drive-thru. - SECOM SOROCABA
Mudas foram doadas no drive-thru. (crédito: SECOM SOROCABA)

Durante o período da ação drive-thru, foram entregues à população para o cultivo 1.350 mudas, entre exemplares de ipê-branco, araçá-roxo, jabuticaba e pitanga, superando a estimativa inicial, de 800 mudas. Cada veículo pode levar até duas unidades. O objetivo da iniciativa foi estimular o plantio de árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajudar na ampliação da área total vegetada da cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Ainda, foi realizada a Feira de Adoção de Pets da Unidade de Bem-Estar e Proteção Animal da Sema, quando cinco cães adultos e seis filhotes foram adotados e receberam uma nova chance em um novo lar. Além disso, houve a arrecadação de mais de 335 quilos de alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE e cerca de 100 quilos de ração para a campanha Pet Solidário.

Mudas e cães

O casal Ronaldo Pedroso Roza e Romilda Roza voltou para a casa com três mudas de árvores e dois cães adultos adotados, sendo um macho e uma fêmea. “Nós tínhamos um casal de pastores alemães, mas ambos morreram nos últimos anos. Estávamos procurando novos amigos pets e gostaríamos de adotar, pois sabemos que há muitos animais abandonados. Hoje, surgiu essa oportunidade e vamos levar os dois para casa. E as mudas nós vamos levar para plantar em nossa chácara”, contou Ronaldo.

“Quando a gente se preocupa com o meio ambiente e com o bem-estar animal, a gente está fazendo o bem à sociedade e dando valor à vida”, afirmou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que participou do evento com sua esposa, a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, e o filho deles, Enrico.

“Agradecemos a todos que fizeram esse evento acontecer e a todos que participaram, adotando uma muda de árvore ou um pet. Também agradecemos aos que doaram alimentos e ração, ajudando nessas frentes de solidariedade”, disse Antonio Prieto Neto, secretário da Sema.

“Nossa gratidão pelas contribuições à campanha #AFOMENAOEFAKE, que continuam só aumentando. Incentivamos todos a continuarem montando os grupos de arrecadação de alimentos, assim como aconteceu neste evento muito bem organizado pela Sema, que conseguiu arrecadar mais de 300 quilos para a nossa ação. E que a gente também possa continuar tendo essa conscientização sobre o meio ambiente e o bem-estar animal”, concluiu a primeira-dama.

Também estiveram presentes os secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Marcelo Duarte Regalado (Fazenda), Fernanda Burattini (Comunicação), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno da Silva, e de Christófano China, assessor do deputado federal Capitão Derrite.

Ações solidárias

Os alimentos não perecíveis arrecadados para a campanha #AFOMENAOEFAKE! atenderão pessoas em situação de vulnerabilidade social ou emergencial em função da pandemia, cadastradas pela Secid ou pela rede Cras (Centros de Referência em Assistência Social). Pessoas, empresas ou entidades interessadas em contribuir com a campanha ou aquelas que precisam receber as cestas básicas podem entrar em contato com a Secid, pelo telefone: (15) 3212-6900.

Já, o programa “PET Solidário” tem como intuito incentivar a doação permanente de ração para cães e gatos, além de acessórios PET, que serão destinados a entidades e protetores de animais independentes, os quais atuam dedicadamente à causa animal na cidade. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos