Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Mundial do Meio Ambiente

Construtora Planeta faz plantio de árvores

05 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Placas solares instaladas no topo do Edifício Dijon.
Placas solares instaladas no topo do Edifício Dijon. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A região dos Jardins do Divino, que compreende os bairros Central Parque e Largo do Divino, na zona oeste de Sorocaba, receberá nos próximos dias o plantio de 36 árvores das espécies Manacás da Serra e Canafístula-de-besouro. O plantio das árvores acontece no mesmo período da Semana do Meio Ambiente, que tem início hoje (5) e segue até o dia 9. Também hoje será lançado em Sorocaba o evento “Eu corro pelo meu Planeta - Etapa Meio Ambiente”.

A corrida virtual terá um mote especial: a cada 1 quilômetro percorrido pelos participantes, será doado R$ 1 para causas ambientais. A inscrição e o regulamento podem ser acessados a partir de hoje pelo link www.circuitoplaneta.com.br.

Tanto o plantio das árvores quanto a corrida virtual são iniciativas da Construtora Planeta que, engajada com a temática sustentável e ciente de sua responsabilidade socioambiental, adota boas práticas nos canteiros de obras, nas unidades administrativas e nos empreendimentos entregues.

A empresa incentiva e dá subsídios para que seus clientes tenham hábitos saudáveis e ecologicamente corretos por meio de alguns de seus projetos que contemplam, entre outras soluções, estação de carregamento de bicicletas e carros elétricos; instalação de painéis fotovoltaicos para converter a energia solar em energia elétrica, reduzindo o consumo de energia convencional e contribuindo para o meio ambiente; iluminação das áreas comuns em LED; aquecimento de piscinas com energia solar; captação e reúso de água da chuva para irrigação dos jardins e lavagem das áreas comuns; sistema de fluxo duplo de descarga em todas as bacias sanitárias; torneiras com temporizador nas áreas comuns; bicicletário para incentivo ao deslocamento alternativo e mais saudável; pet gardens que favorecem o convívio com os animais a céu aberto e uma rotina sadia para eles; horta, pomar e área verde generosa.

A construtora investe, ainda, em elevadores inteligentes cuja tecnologia regenerativa propicia que, em determinados momentos, ao invés de consumir energia, ele gere este recurso ao edifício por meio de sua própria movimentação, devolvendo energia ao empreendimento. Em comparação com elevadores convencionais, a economia de energia pode ser de até 75%.

Usina fotovoltaica

A empresa inaugurou, em julho de 2019, uma usina fotovoltaica na avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150. A energia solar da usina é gerada por meio de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do estacionamento do Espaço Planeta. Desta forma, além de abrigar os veículos estacionados, protegendo-os das intempéries do tempo, a cobertura ainda contribui com a sustentabilidade.

Adote uma Praça

A Construtora Planeta aderiu ao programa “Adote uma Praça”, da Prefeitura de Sorocaba, adotando de maneira voluntária praças públicas da cidade. A iniciativa implica na promoção de melhorias significativas e transformadoras, como revitalização da área verde e estruturas como bancos, canteiros centrais e pista de caminhada. O foco é transformar estes locais para que sejam devidamente utilizados pela população.

A adoção voluntária visa, ainda, contribuir com o bem-estar da comunidade e também dos moradores dos empreendimentos, proporcionando mais uma opção de lazer e contato com a natureza. Além da adoção de espaços públicos, a Planeta realiza plantio de árvores nos empreendimentos e arredores. (Da Redação)