Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Mundial do Meio Ambiente

Projeto da Fundação Toyota transforma resíduo em renda

05 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Sobras viram mochilas e bolsas.
Sobras viram mochilas e bolsas. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (1/6/2021))

O projeto Retornar, da Fundação Toyota, já destinou mais de seis toneladas de resíduos da indústria automotiva, que se transformaram em mais de 77 mil produtos, como mochilas, bolsas e carteiras, impactando direta e indiretamente mais de mil pessoas a partir de resíduos como airbags, tecidos automotivos, uniformes e até cintos de segurança.

Para a produção dos produtos, a Fundação Toyota apoia duas cooperativas de costureiras: a Associação Social Comunidade de Amor (Asca), que fica na Vila Carvalho, em Sorocaba, e também a Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba. Nas entidades, costureiras que participam do projeto transformam a matéria-prima em novos produtos. E toda a renda dos produtos vendidos é destinada e distribuída entre as duas cooperativas.

Além disso, em março deste ano, o projeto lançou um site para vender pela internet os produtos feitos pelas costureiras das duas entidades. Antes a comercialização era feita apenas para empresas. A loja virtual pode ser acessada pelo endereço www.projetoretornar.com.br .

O projeto Retornar nasceu em 2011, por iniciativa da Toyota do Brasil, com o objetivo de contribuir com a formação de cidadãos por meio da reutilização de materiais e, consequentemente, gerando menos impacto ambiental com a produção industrial.

Para o diretor-executivo da Fundação Toyota, Otacílio do Nascimento, o projeto promove o desenvolvimento pessoal, o empoderamento e o espírito colaborativo das pessoas envolvidas. “A abertura das vendas no varejo para pessoas físicas é um marco para o projeto, pois amplia sua atuação, viabiliza maior autonomia do negócio para as costureiras, além de inseri-las em um ambiente digital”, afirma.

Remix

A partir de hoje, o Instagram do jornal Cruzeiro do Sul (@jornalcruzeiro) apresenta uma série especial do Cruzeiro Remix, cada dia com uma edição especial, para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Os especiais podem ser acessados no canal do IGTV do Instagram do jornal Cruzeiro. (Ana Cláudia Martins)