Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Mundial do Meio Ambiente

Shopping Iguatemi Esplanada mantém ações sustentáveis

05 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Iguatemi faz reúso de água.
Iguatemi faz reúso de água. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O shopping Iguatemi Esplanada, em Sorocaba, realiza ações sustentáveis para preservar e contribuir com o meio ambiente. Atualmente, 64% da água utilizada nas áreas comuns é de reúso, um processo que inclui a captação de água da chuva e tratamento para uso em limpeza, serviços de rega de plantas e gramado e abastecimento de sanitários. O empreendimento reaproveita 54% da água do esgoto gerado por meio de um sistema de reutilização desse resíduo, que é destinado à lavagem de calçadas, por exemplo.

Esse processo é possível graças à adoção de medidas como a instalação de bacias sanitárias; utilização de redutor de vazão em bacias sanitárias, reduzindo em 30% cada descarga; utilização de arejadores nas torneiras de lavatórios, diminuindo o consumo de água.

Segundo a gerente geral do Iguatemi Esplanada, Ana Carolina Gonçalves, a política ambiental é implantada desde que a companhia assumiu a administração do shopping. “A sustentabilidade está enraizada no DNA da Iguatemi e o compromisso com o meio ambiente faz parte do dia a dia do Iguatemi Esplanada. Temos um trabalho contínuo de conscientização sobre o uso racional deste bem tão precioso para o nosso planeta, não apenas entre nossos colaboradores, mas também entre lojistas, suas equipes e nossos clientes.”

Uso de ozônio

Buscando a melhoria contínua dos processos de limpeza e sanitização, o Iguatemi Esplanada está implantando um sistema ecologicamente correto por meio de equipamentos que substituem produtos químicos por água com ozônio e órbio. O sistema tem ação bactericida e viricida, incluindo para Covid 19. A medida reduz os riscos ambientais. Mais que a redução no uso de produtos químicos, o novo processo é mais eficiente num momento em que a pandemia impõe à sociedade reforço nos protocolos de higiene e segurança.

A gestão de resíduos é outra frente importante. A Iguatemi contratou uma empresa especializada para implantação de um sistema de gerenciamento e coleta seletiva de resíduos para aumentar a reciclagem do lixo gerado pelo shopping e fazer a correta destinação de resíduos. (Ana Cláudia Martins)