Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Mundial do Meio Ambiente

Mutirão hoje faz limpeza às margens do Rio Sorocaba

Haverá Caminhada Ecológica entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas

05 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
A cada ano vem aumentando a cobrança do mercado por iniciativas, preocupações e resultados sociais, ambientais e de governança
A cada ano vem aumentando a cobrança do mercado por iniciativas, preocupações e resultados sociais, ambientais e de governança (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (17/3/2021))

Hoje (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9h às 11h, a Prefeitura de Sorocaba realizará a Caminhada Ecológica, entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Na ocasião, os servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) participarão de um mutirão de limpeza às margens do Rio Sorocaba, recolhendo todos os resíduos descartados irregularmente às margens do rio. A atividade de Educação Ambiental faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e visa sensibilizar as pessoas sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e “volta” de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao rio, os detritos flutuantes ainda causam grande impacto negativo na biodiversidade local, prejudicando a fauna aquática.

“Em um exercício prático de cidadania, pensando no cuidado e na preservação do meio ambiente, os nossos servidores participarão dessa ação ambiental, que também tem enfoque educativo, a fim de incentivar que todos nós devemos ajudar na conservação do meio ambiente, depositando o lixo de forma correta”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto. “A atividade respeitará todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia, com número reduzido de participantes, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social”, avisa.

A Praça da Biodiversidade está localizada às margens do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, no Jardim Leocádia. (Da Redação)