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Agências bancárias

Clientes voltam a enfrentar filas nos bancos em Sorocaba

Um vídeo enviado ao Jornal Cruzeiro do Sul mostra a fila

04 de Junho de 2021 às 17:33
Kally Momesso [email protected]
Clientes aguardaram cerca de duas horas para serem atendidos
Clientes aguardaram cerca de duas horas para serem atendidos (Crédito: Reprodução)

Assim como na quarta-feira (2), os clientes da agência bancária da rede Mercantil do Brasil da avenida Itavuvu, na zona norte de Sorocaba, voltaram a enfrentar filas para atendimento nesta sexta-feira (4). Um vídeo enviado ao Jornal Cruzeiro do Sul mostra a fila que começava na porta da unidade e se estendia até a esquina com a rua Paschoal Bruno Corazza.

https://www.youtube.com/watch?v=7_GqkJPBT_s


Na tarde da última quarta (2), a população também sofreu com os longos períodos de espera para o atendimento. Segundo os clientes, a espera chegava em duas horas. Em algumas situações, o tempo foi ainda maior, alcançando cinco horas.

Os casos de filas em bancos repercutiram na cidade em abril, quando clientes do banco Mercantil aguardaram cinco horas por atendimento. À época, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) foi até uma das agências na avenida São Paulo e gravou um vídeo afirmando que iria providenciar mudanças. "Vamos fazer uma reunião com todas as agências para que pelo menos eles tenham cobertura, água e um lugar para sentar. O mínimo que uma instituição financeira lucrativa como esta deve fazer é dar atenção para o seu povo. Então nós vamos fazer em parceria com o Poder Público para minimizar o sofrimento que acontece desde o começo da pandemia", reiterou.

Conforme o Procon Sorocaba, a Prefeitura de Sorocaba realizou a reunião com representantes das agências bancárias da cidade. Além disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se comprometeu a adotar as medidas complementares para melhorias no atendimento, inclusive para evitar filas.

Até o mês de maio de 2021, foram recebidas 12 denúncias contra agências bancárias. Dessas, cinco foram notificações sobre o banco Mercantil da Avenida Itavuvu. “As agências onde havia clientes aguardando atendimento do lado de fora foram notificadas para prestar esclarecimentos e apresentar plano de melhorias para o atendimento”, relatou o órgão de Defesa do Consumidor.

O Procon também esclareceu que em dias úteis, o tempo máximo para iniciar o atendimento após a emissão da senha teria de ser até 15 minutos. Já na véspera ou após feriados, dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, esse tempo seria de até 30 minutos.

Questionados sobre os mecanismos de defesa para os consumidores que se sentirem prejudicados ou que tiverem seus direitos violados, o órgão disponibilizou contatos para realizar denúncias, por meio do site: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/denuncia/; telefone 151 ou, ainda, via WhatsApp: (15) 99198-2958.

Em nota, o banco Mercantil do Brasil informou que “investe constantemente na qualidade do atendimento, mas esclarece que eventualmente podem ocorrer picos de movimento, principalmente no início de cada mês por conta do pagamento de benefícios do INSS”.

Para evitar as longas filas, o banco orientou que os beneficiários consultem o dia específico dos pagamentos – que ocorrem ao longo do mês por meio do site www.mercantildobrasil.com.br - , no recibo de saque ou no calendário afixado nas agências.

O banco ainda se posicionou alegando que por conta das medidas de distanciamento entre os clientes, as filas se tornam “visualmente mais longas”. “As marcações existem do lado de dentro da agência e, em alguns casos, fora dela e os profissionais são orientados a realizar o controle e organizar a quantidade de pessoas que podem entrar na unidade, a fim de evitar aglomerações. No interior dos pontos de atendimento, os clientes ainda encontram álcool em gel para higienizar as mãos e os atendentes utilizam máscaras e protetor facial de acrílico durante todo o expediente”, relatou o banco Mercantil. (Vinicius Camargo e Kally Momesso)