Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Acordo suspende greve na Fundação Casa em Sorocaba

Servidores seguem em estado de greve até o dia 15, quando uma nova audiência será realizada no TRT

04 de Junho de 2021 às 10:43
Da Redação [email protected]
Fundação Casa em Sorocaba
Protesto estava previsto para ser realizado em frente a unidade de Sorocaba não foi realizado (Crédito: Luiz Setti / Arquivo JCS (9/5/2016))

Os servidores da Fundação Casa suspenderam temporariamente a greve prevista para começar nesta sexta-feira (4) em todo o Estado. Um protesto estava previsto para ser realizado em frente a unidade de Sorocaba, mas acabou não sendo realizado após uma audiência na Justiça. 

A assembleia com os trabalhadores foi realizada na noite desta quinta-feira (3) após a realização de um acordo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A proposta foi aceita por 74% dos funcionários, segundo o sindicato que representa a categoria.

O servidores alegam, por exemplo, que “estão sem reajuste salarial desde 2015 e sem o repasse da inflação desde 2019, mas o plano de saúde vem ano a ano tendo reajustes em negociações unilaterais sem a participação do servidor”. Eles dizem ainda que estão há uma década que a categoria não tem plano de cargos e salários aplicados em suas funções.

Segundo o termo da audiência, representantes da Fundação Casa alegaram não haver previsão orçamentária para reajuste salarial em 2021, mas se comprometeram a consultar a Comissão de Política Salarial (CPS) da instituição para uma possível autorização da "recomposição salarial do período", além de retomar os benefícios suspensos - como vale refeição para trabalhadores em férias, licenças e afastamentos - até um possível acordo na Justiça.

Os trabalhadores manterão o estado de greve até o dia 15, quando o judiciário receberá da Fundação Casa a resposta ao desembargador e a juíza relatora.

Em recente comentário sobre a questão, a Fundação Casa afirmou que ato é "inadmissível em meio à pandemia e que contraria o momento econômico pelo qual passa a população".