Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solidariedade

Varal solidário: moradora disponibiliza roupas de frio para quem precisa em Sorocaba

Ação acontece há cerca de 15 dias e mais de 100 roupas já foram doadas

03 de Junho de 2021 às 18:02
Marina Bufon [email protected]
Quem necessita de roupas, é só pegá-las no varal
Quem necessita de roupas, é só pegá-las no varal (Crédito: Marina Bufon)

Em meio a tantas notícias ruins, algumas boas ações surgem e aquecem o coração até dos mais desesperançados. Com a aproximação do inverno, um varal solidário foi colocado há cerca de 15 dias em frente a uma casa, na Vila Santana, em Sorocaba, com a intenção de ajudar aqueles que não possuem roupas para a época mais fria do ano.

“Acredito que esse ano a gente terá dias de inverno mais rigorosos e é bem interessante estar com o varal, porque, à noite, quando estamos dentro das nossas casas, com as portas fechadas, quentinhos, não vemos essas necessidades dos outros”, explicou Telma Argentino Rosa, criadora da ideia.

Telma é comerciante e reside há 17 anos no local. Como trabalha na área central da cidade, tem bastante contato com pessoas em situação de rua, as quais, infelizmente, não têm acesso a roupas quentes, a não ser por meio de doações e ajuda de entidades.

“No ano passado, em um dia de bastante frio, eu e meu esposo saímos com um carro cheio de roupas na região central, na rodoviária, levamos as roupas (que tínhamos juntado, na época, com amigos e parentes), e saímos com o bagageiro cheio, distribuindo naquela noite. Como trabalho no centro, vejo muitos moradores de rua precisando de roupa, porque ele não vai lavar, guardar... Sujou, deteriorou um pouco, ele joga. Fico muito mexida com isso do frio, por trabalhar ali na praça e ver tudo isso”.

Segundo ela, a intenção é coletar e doar apenas roupas de inverno, mas também disponibiliza as de verão para quem desejar. A ação começou a tomar forma, com mais doações de outras pessoas, por meio das redes sociais. A notícia se espalhou e, então, ela comemora o verdadeiro sentido de tudo: solidariedade ao próximo, com mais de 100 peças doadas.

“O varal está solidário mesmo: as pessoas passam e penduram, porque os prendedores estão ali, e, aquelas que têm necessidade, retiram. Temos que ter noção das coisas que acontecem à nossa volta. Não dá para ficar esperando tudo do poder público. Claro que ações e políticas públicas são de extrema importância, mas, se podemos fazer algo, nem que seja pouco, pode ficar grande”, finalizou.