Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Obras de reforma da UBS do Jardim Rodrigo começam nesta sexta-feira (4)

Os serviços incluem reposição completa da instalação elétrica e reparos no telhado e troca de pisos na área central

03 de Junho de 2021 às 15:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
UBS do Jardim Rodrigo está interditada desde 11 de janeiro de 2021. Prédio foi construído em cima de um aterro sanitário.
UBS do Jardim Rodrigo está interditada desde 11 de janeiro de 2021. Prédio foi construído em cima de um aterro sanitário. (Crédito: Fernando Rezende)

As obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Rodrigo começam nesta sexta-feira (4), em Sorocaba. Os serviços incluem reposição completa da instalação elétrica (iluminação, interruptores, tomadas e quadro de disjuntores); reparos no telhado e troca de pisos na área central.

O custo da reforma da UBS não foi divulgado. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a obra será custeada por meio de uma parceria com a iniciativa privada, ou seja, por meio de uma doação da multinacional alemã Schaeffler ao município.

O início das obras está marcado para o dia 4 de junho e tem previsão de conclusão em até 60 dias. A unidade, que está interditada pela Defesa Civil, conta com nove consultórios e vinha atendendo mais de 47 mil pacientes cadastrados.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, no decorrer da reforma, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificará o patrulhamento durante o dia e terá um posto fixo no local, à noite, protegendo a unidade 24 horas. O reforço visa preservar a segurança do próprio público e resguardar os materiais que serão utilizados nos reparos.

UBS está interditada desde 11 de janeiro

Após receber denúncia de risco grave e iminente de segurança pública e comprometimento das instalações, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Defesa Civil, interditou, no dia 11 de janeiro deste ano, a área onde estava funcionando a UBS Jardim Rodrigo.

O conhecimento sobre a situação crítica do local veio de servidores, que procuraram, no dia 7 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade para relatar o caso.

Segundo mostram documentos levantados e uma inspeção de segurança realizada no dia 8 de janeiro, cujo relatório foi oficiado no dia 10 do mesmo mês, a área estava comprometida desde o ano passado.

Da mesma forma, foi constatada a inexistência de contrato com empresa especializada para manutenção preventiva e corretiva do sistema de captação de gases instalado no terreno, em se tratando de uma área de aterro sanitário.

Além disso, constatou-se que o sistema apresenta entupimento em alguns pontos da rede. Isso estava dificultando o monitoramento e a medição dos gases produzidos no terreno, sob as lajes dos prédios.

Ainda durante a inspeção de segurança realizada no dia 8 de janeiro, em uma primeira mediação aferida pelo técnico da empresa Aquarela Weber Ambiental, em um ponto instalado em uma das salas da UBS, os níveis de emissão de gás metano chegam a 100%, sendo que o máximo tolerável é 20%, o que significava risco iminente de explosão.

No mesmo local onde está localizada a UBS do Jardim Rodrigo, também funciona o Centro de Educação Infantil (CEI 117), que funcionava no prédio da antiga Oficina do Saber. A unidade escolar também está interditada pelo mesmo motivo. Mas a reforma do prédio do CEI ainda não foi anunciada.

Remanejamento do atendimento na UBS Jardim Rodrigo

Em função de todo o exposto, as consultas médicas e os exames realizados na UBS Jardim Rodrigo foram remanejadas, provisoriamente, desde 11 de janeiro, para a UBS Lopes de Oliveira, na Vila Helena. (Da Redação)