Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

‘Dia D’ espera a definição de Sorocaba e Votorantim

A realização do "Dia D" foi anunciada recentemente pelo governo estadual para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19

03 de Junho de 2021 às 02:30
Ana Claudia Martins [email protected]
Em Sorocaba, 6.821 pessoas ainda não tomaram a segunda dose
Em Sorocaba, 6.821 pessoas ainda não tomaram a segunda dose (Crédito: LILLIAN SUWANRUMPHA / AFP)

Apesar do número atual de faltosos da segunda dose da vacina contra Covid-19 em Sorocaba atingir a marca de 6.821 pessoas, a Secretaria da Saúde (SES) ainda não definiu se fará ou não o “Dia D” neste sábado (5).


A realização do “Dia D” foi anunciada recentemente pelo governo estadual para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em quem não compareceu aos postos nos prazos indicados para receber a imunização completa e garantir a proteção contra a doença.

O alerta feito pelo governo estadual, com números atualizados, aponta que mais de 400 mil pessoas, em todo o Estado, não completaram o seu esquema vacinal, ou seja, receberam somente a primeira dose e perderam o prazo da segunda, de 28 dias para a vacina Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca/Oxford.

O levantamento atual do governo estadual mostra que, em todo o Estado, 442 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso, somando 172 mil relacionados à vacina da Astrazeneca e 270 mil da Coronavac.
Por conta disso, o governo estadual informa que vai repassar até R$ 3 milhões referentes a etapas (valor extra) para que as prefeituras possam programar e remunerar seus profissionais e equipes que trabalharão no “Dia D”.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde encaminhou na semana passada 279.815 doses extras de vacina Coronavac para cerca de 500 cidades utilizarem unicamente na aplicação da segunda dose.
A estimativa do governo é que mais de 5 mil pontos de vacinação no Estado estarão abertos das 7h às 18h, no sábado, para atender os faltosos, Mas, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que possui 27 municípios, praticamente nenhuma cidade divulgou a ação.

Questionada a respeito, a SES estadual informa que a realização do “Dia D” não é obrigatória para as 645 cidades paulistas e que cada prefeitura tem autonomia para decidir se fará ou não a ação no sábado.

Sorocaba e Votorantim

Até o fechamento desta edição, as prefeituras de Sorocaba e de Votorantim ainda não haviam definido se farão ou não o “Dia D”. Tudo indica que as duas cidades deverão optar pela não realização da imunização no sábado, pois informam que já fazem ações de “repescagem” exatamente para vacinar os faltosos.
Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que em relação ao “Dia D”, o município está em contato com o Estado e aguarda um posicionamento sobre a ação, tendo em vista que Sorocaba se antecipou e já realizou duas ações para ausentes, uma para segunda dose da Coronavac e outra, para a segunda dose da Astrazeneca/Oxford.
Conforme a SES, a cidade possui 2.525 ausentes da segunda dose da Coronavac e 4.296 da Astrazeneca/Oxford.
Já a Prefeitura de Votorantim não divulgou oficialmente nenhuma informação a respeito. O município informa que faz imunização de faltosos com frequência. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos