Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ministro da Cidadania confirma que vem a Sorocaba dia 21

02 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
João Roma, ministro da Cidadania
João Roma, ministro da Cidadania (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom / Arquivo Agência Brasil (25/2/2021))

O ministro da Cidadania, João Roma, confirmou sua vinda a Sorocaba para o próximo dia 21. Ele participará do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas, do qual a cidade é sede. Na ocasião, de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, será assinado termo de cooperação entre o Executivo local e o Governo Federal, para viabilizar a realização de programas de políticas de prevenção e combate às drogas no município.

O anúncio foi feito pelo próprio ministro ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), durante reunião ontem (1º), em Brasília. Também participaram o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro Júnior, e o deputado federal Marcos Pereira, além da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, o secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, e técnicos da Prefeitura.

“Fiquei muito feliz em receber essas duas notícias. São motivo de orgulho e reconhecimento para toda Sorocaba. Como vice-presidente de Políticas Contra as Drogas, da Frente Nacional de Prefeitos, busco defender, ainda mais, essa bandeira e recuperar, não somente os dependentes químicos, como resgatar também suas famílias, que sofrem junto”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Sorocaba assinará esse pacto diretamente com a Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), que também está responsável pela articulação do Fórum. A medida viabilizará a realização de uma série de iniciativas no município, paulatinamente, voltadas, sobretudo, à capacitação de comunidades terapêuticas, fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e na prevenção durante a primeira infância junto a gestantes e lactantes.

A cidade também fará parte do Sistema Nacional de Prevenção nas Escolas e dos seguintes programas, conforme o Executivo: Aquisição de Alimentos nas Escolas; Forças no Esporte (Profesp) e Brasil mais Empreendedor (ação nas comunidades terapêuticas). “São iniciativas que não serão promovidas todas de uma só vez, mas gradativamente. O importante é Sorocaba estar incluída em todas essas frentes”, complementa o prefeito.

A realização do Fórum Nacional será alusivo à Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas e ocorre de 21 a 26 de junho.

Turismo

A comitiva da Prefeitura de Sorocaba, que está em Brasília, e o secretário Nacional de Infraestrutura Turística, senador Vicentinho Alves participaram de um encontro na sede da pasta federal, que está vinculada ao Ministério do Turismo. A primeira novidade é que Sorocaba sinalizou o interesse em uma parceria com o Ministério do Turismo, para participar de um portal que será lançado pelo Governo Federal. O grupo de Sorocaba ainda recebeu a garantia do secretário nacional quanto ao repasse de uma emenda parlamentar atrasada, no valor de R$ 237 mil, destinada à realização de ações pela Casa do Turista.

Primeira-dama

Rodrigo Manga e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato também participaram de encontro com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Na ocasião, foram apresentados à primeira-dama Michelle os principais projetos sociais desenvolvidos atualmente pelo FSS de Sorocaba, como a campanha “A Fome não é Fake!”. A primeira-dama Michelle Bolsonaro, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, elogiou a iniciativa sorocabana e ofereceu seu apoio para somar esforços com a cidade. (Da Redação)