Buscar no Cruzeiro

Buscar

Calendário de vacinas

Pessoas de 30 a 39 anos com comorbidade ou deficiência serão vacinadas

Esse público totaliza 1,2 milhão de pessoas que possuem doenças crônicas e deficientes contemplados com o BPC

01 de Junho de 2021 às 23:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Site para o pré-cadastro no Vacina Já é www.vacinaja.sp.gov.br.
Site para o pré-cadastro no Vacina Já é www.vacinaja.sp.gov.br. (Crédito: ARQUIVO / JCS)

O governo estadual informou que ampliará, a partir desta quarta-feira (2), a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes com idade entre 30 e 39 anos. Esse público totaliza 1,2 milhão de pessoas que possuem doenças crônicas e deficientes contemplados com o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre o início da imunização dessa faixa etária na cidade. A  informação é que o município receba do Estado cerca de 18 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, nesta quarta-feira (2), para realizar a imunização desse público. "Assim que Sorocaba receber essas novas doses, uma nova ação será definida e, em seguida, informada à população e à imprensa", informa.

Os municípios paulistas têm alertado suas respectivas populações que dependem, exclusivamente, do envio de vacinas por parte do governo para cumprir a agenda anunciada. Portanto, para que a previsão do Estado tenha efeito, as respectivas doses precisam chegar às cidades.

Na ocasião em que comparecer ao posto de saúde, qualquer pessoa com comorbidades e que faz parte das faixas etárias já anunciadas deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

“É importante que todos que fazem parte deste público façam o pré-cadastro no site Vacina Já. Com isso, diminuímos em 90% o tempo de espera nas unidades de saúde”, destaca a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

O site para o pré-cadastro no Vacina Já é www.vacinaja.sp.gov.br .

Controle de Fraudes

A Secretaria de Estado da Saúde enviou na última semana para a avaliação do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) uma lista dos 100 profissionais médicos que mais emitiram laudos, exames e receitas médicas para a vacinação de pessoas com comorbidades. O objetivo da medida é identificar possíveis fraudes no processo de vacinação destes grupos.

O levantamento faz parte de uma auditoria interna e do sistema de monitoramento de cadastro das pessoas que tomaram a vacina da pasta estadual.

O sistema Vacivida do Governo de SP permite que as unidades de saúde insiram o CRM do médico responsável pela emissão do laudo, receita médica ou atestado para validação da comorbidade. A medida é mais uma alternativa que visa frear tentativas de fraudes ou emissão de laudos indiscriminados, bem como apurar situações atípicas que possam acontecer neste período.

O Cremesp também forneceu para a Secretaria de Estado da Saúde a lista de todos os CRMs ativos e inativos do estado. A medida vai permitir um aprimoramento da ferramenta VaciVida, que emitirá alertas para as unidades básicas de saúde com relação aos CRMs inválidos. (Ana Cláudia Martins)