Buscar no Cruzeiro

Buscar

Receita Federal

IR: Número de declarações cresce quase 8% na região de Sorocaba

Aumento nos números é explicado pela quantidade maior de retificações recebidas pela Receita Federal em 2021

01 de Junho de 2021 às 12:04
Jomar Bellini [email protected]
Governo não cogita nova prorrogação .Crédito da foto: Fábio Rogério/ JCS
Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS)

O número de declarações de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) entregues dentro do prazo foi quase 8% acima do esperado pela Receita Federal do Brasil (RFB) para os moradores da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). São quase 33 mil contribuintes que entregaram a declaração a mais do que no ano passado.

O prazo para enviar a declaração do IRPF terminou nesta segunda-feira (31). Em Sorocaba, por exemplo, o Fisco esperava receber 168,6 mil declarações, mas, ao todo, 180,6 mil pessoas enviaram a documentação, 7,15% a mais.

Na RMS, a cidade com maior aumento foi Cesário Lange, que recebeu 2.641 declarações, 13,74% a mais do que esperado. Já a com menor variação foi Tietê, com crescimento de 5,39%.

Em Votorantim, eram esperadas 23.260 declarações, mas foram entregues 25.222, 8,44% a mais. Já Araçoiaba da Serra teve aumento de 10,81%, com 6.846 moradores enviando os dados para a Receita dentro do prazo.

Ao todo, a Receita Federal recebeu neste ano, 34.168.166 declarações de Imposto de Renda, crescimento de 6,8% em relação ao ano passado. Em 2020, o órgão recebeu 31,9 milhões de declarações.

A previsão de 2021 é feita com base nas entregas efetivadas no prazo em 2020, prevendo uma possibilidade de variação de 2% para mais ou 2% para menos.

De acordo com a Receita Federal, o aumento nos números neste ano é explicado pela quantidade maior de declarações retificadoras recebidas pela Receita Federal em 2021. "O número de contribuintes se manteve, mas vários apresentaram novas declarações corrigindo ou ajustando a declaração já entregue anteriormente", detalha.

A contadora Daiane Cunha avalia que a tecnologia também pode ter ajudado os contribuintes a cumprirem o prazo. "Acredito que o uso dos aplicativos para smartphones e tablets, além da declaração pré-preenchida no site, foram as maneiras de aumentar as possibilidades de envio da declaração", comenta.

Quem não entregou a declaração do IRPF dentro do prazo, poderá fazê-lo a partir desta terça-feira (1º) pela internet. Os contribuintes estão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Restituição

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

O pagamento das restituições do IRPF para os cidadãos com prioridades previstas em lei e parte daqueles que enviaram suas declarações antes do prazo final começou a ser realizado nesta segunda-feira (31), com a liberação do maior valor em lote de restituição.

São 6 bilhões de reais restituídos a cerca de 3,4 milhões de contribuintes. Desses, cerca de 2,2 milhões para cidadãos acima de 60 anos, 128 mil para cidadãos com deficiência ou moléstia grave, 891 mil para cidadãos que tem a maior parte da sua renda proveniente do magistério e outros 264 mil não prioritários.

Outros quatro lotes serão liberados no último dia de cada mês até setembro, somando um total de R$ 23,6 bilhões. O cronograma de pagamentos dos lotes de restituição foi mantido mesmo com a prorrogação do prazo de entrega da declaração. Assim, o pagamento das restituições iniciou ainda durante o prazo de envio das declarações.