Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Pedestres denunciam falta de luz em trecho da av. Ipanema

01 de Junho de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Local está sem iluminação pública desde quarta-feira (26).
Local está sem iluminação pública desde quarta-feira (26). (Crédito: MARCEL SCINOCCA (31/5/2021))

A falta de iluminação é um problema que tem trazido medo e insegurança para os pedestres que transitam à noite por um techo da avenida Ipanema. A situação tem ocorrido há pelo menos cinco dias, desde a quarta-feira (26). Os munícipes contam apenas com a iluminação dos carros e de uma empresa privada instalada na área, mesmo com o sistema de iluminação pública do local ter menos de um ano.

São pelo menos 10 postes de iluminação inativos. O problema começa próximo da rua Comendador Genésio Rodrigues, na entrada do acesso à Feira da Barganha e Terminal São Bento, e termina em frente à rua Otávio Mariano, já no jardim Botucatu. O local é bastante utilizado por pedestres, já que na área há supermercado, igrejas e academia. “A gente se arrisca, porque o breu é total. Não fosse os faróis dos carros, dependendo da situação não dá para ver nada”, diz o vendedor Marcos Oliveira, que enfrentava a escuridão logo após deixar um comércio na via.

Agrava ainda mais a situação o fato de no local haver uma estação do BRT, a primeira no sentido bairro/Centro do corredor Ipanema. Ela serve para passageiros que desejam descer no local com destino aos bairros Ipanema Ville e jardim Botucatu ou acessar o transporte coletivo ao sair desses bairros. Na via, sem iluminação, também há um ponto para passageiros que utilizam as linhas do transporte coletivo intermunicipal, em especial da linha Sorocaba/Iperó. “Estou indo até a estação Jardim Betânia, que é mais longe, mas é mais segura”, comenta Selma Monteiro.

Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), responsável pela manutenção da iluminação pública, informou que uma vistoria técnica “será feita no local para verificar o ocorrido e, então, programar a manutenção da iluminação pública em caráter de urgência”. (Marcel Scinocca)