Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

‘Saidinha’: 49 detentos não voltam aos presídios

Eles são considerados foragidos da Justiça e perderão benefícios

01 de Junho de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Direito à saída temporária foi concedido em unidades prisionais da região.
Direito à saída temporária foi concedido em unidades prisionais da região. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (4/12/2020))

Ao menos 49 detentos que deixaram os presídios da região na última saída temporária não retornaram para cumprir o restante da pena e são considerados foragidos da Justiça. A informação é da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP).

Conforme a SAP, a Justiça autorizou a saída temporária de 2.952 reeducandos do regime semiaberto custodiados em presídios da região de Sorocaba no período de 18 a 24 de maio. O índice de não retorno foi de 1,6%, correspondente a 49 presos. As cidades onde o benefício foi concedido são as seguintes: Itapetininga, Iperó, Sorocaba, Capela do Alto, Mairinque e Votorantim. A SAP não divulgou por cidade os números de presos que não retornaram as suas unidades prisionais.

A saída temporária, de acordo com a pasta, é um benefício concedido aos detentos do regime semiaberto que recebem o direito de sair em períodos específicos. Na lista estão as datas comemorativas de Dia das Crianças, Dia das Mães e festas de fim de ano. Por ano, os presos do regime semiaberto têm direito a 35 dias fora do sistema prisional. No ano passado, por conta da pandemia, a saída foi liberada apenas um vez.

Os detentos foram liberados no dia 18 de maio e deveriam retornar aos Centros de Progressão Penitenciária (CPP) na segunda-feira (24). Caso os presos não regressem, passam a ser considerados foragidos, o que ocorre com os 49 relatados pela SAP. Se capturados, eles voltarão para o regime fechado. A liberação aconteceu após determinação da Justiça.

Na região de Sorocaba, o CPP de Porto Feliz teve o maior número de presos liberados na chamada “saidinha”: 836. Na sequência estão as unidades prisionais de Itapetininga (619), Sorocaba (514), Capela do Alto (267) e Mairinque (158), segundo os dados divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária. (Marcel Scinocca)