Represa de Itupararanga
Itupararanga opera com 40,55% da capacidade
Ontem (31), a Votorantim Energia, gestora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, informou que o reservatório operava com volume de 40,55%. O índice atual é abaixo do divulgado em 23 de fevereiro de 2021, quando a Votorantim Energia informou que a represa estava com 43,03% do volume útil do reservatório. O que representa que o volume de água do reservatório diminuiu 2,48% em cerca de três meses.
Além disso, o índice atual está próximo do o nível apresentado em dezembro do ano passado, quando a represa atingiu 34,63% do volume útil do reservatório, o que é “considerado abaixo do normal para o período”, já que o mês de dezembro é considerado chuvoso.
Por conta disso, a Votorantim Energia informou que a empresa está operando na geração de energia, somente com a vazão sanitária (mínimo permitido pelo órgão regulador) desde a segunda quinzena do mês de dezembro de 2020, e que as operações estão direcionadas na garantia do abastecimento de água da região de Sorocaba e a vazão natural do Rio Sorocaba.
No mês passado, a questão foi o assunto de uma reunião entre o Saae Sorocaba e representantes da Votorantim Energia.
O objetivo é acompanhar o monitoramento do nível do manancial e da vazão de água para o Rio Sorocaba, sobretudo a fim de garantir o abastecimento público. Ficou decidido que a empresa e o Saae vão intensificar a atuação conjunta de acompanhamento e levantamento de informações sobre o nível do reservatório. O evento ocorreu no último dia 20 de maio.
A represa de Itupararanga abastece cerca de 85% da cidade, além de alguns municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). (Ana Cláudia Mastins)