Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Chuvas dos últimos quatro meses ficaram abaixo da média histórica

Entre janeiro e abril choveu 53,57% menos do que o esperado para o período

01 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Maio e junho têm cerca de 60% de chance de terem menos chuvas.
Maio e junho têm cerca de 60% de chance de terem menos chuvas. (Crédito: Fábio Rogério (18/3/2021))

Com menos chuva na cidade em 2021, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciou uma campanha de conscientização dos usuários quanto ao consumo de água, como forma de contribuir para a garantia do abastecimento, enfrentando o período anual de estiagem, que costuma ocorrer entre os meses de junho e setembro.

Dados do próprio Saae mostram que, nos quatro primeiros meses de 2021, o índice pluviométrico em Sorocaba ficou abaixo da média histórica de 647,3 milímetros e atingiu 300,6 milímetros. O que significa que de janeiro a abril deste ano choveu 53,57% menos.

Vale lembrar que os meses de janeiro a março correspondem ao verão, que é uma estação chuvosa na cidade e em praticamente todo o Brasil. Já os meses do outono e inverno correspondem ao período mais seco, isto é, chove menos.

Além disso, dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam previsão de estiagem em todo Estado de São Paulo. Com isso, os meses de maio e junho têm cerca de 60% de chance de serem de chuvas abaixo da normalidade histórica, demonstrando um ano desafiador, ainda sob a influência do fenômeno climático “La Niña”.

Outro agravante é que a situação hídrica do País é preocupante. Por conta disso, na semana passada, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu um alerta devido à escassez de chuvas em cinco estados brasileiros, sendo um deles São Paulo.

Mas, de acordo com o diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, a autarquia está totalmente preparada para enfrentar a estiagem, mas é preciso que a população também faça a sua parte. “Mesmo tendo um excelente sistema de abastecimento e estrutura para atender a população, é imprescindível a colaboração dos usuários na economia de água. Precisamos, em todo tempo, fazer o uso consciente e, neste período, essa necessidade aumenta. É essencial combater o desperdício, para que os níveis dos reservatórios não fiquem abaixo do necessário”, destaca.

O Saae Sorocaba informa que tem 67 reservatórios ativos de água tratada na cidade que, juntos, têm capacidade de armazenamento de 101.590 metros cúbicos. “São reservatórios térreos e elevados, adequados às necessidades da região atendida. A grande capacidade de reserva é resultado de investimentos feitos pela autarquia ao longo dos anos”, informa.

Mananciais da cidade

Segundo o Saae Sorocaba, os níveis dos mananciais da cidade estavam dentro da normalidade ontem (31). O sistema Ipaneminha estava com 90% e o sistema Ferraz/Castelinho com 65%. Além disso, o Saae informou que a chuva do último final de semana não contribuiu para alterar o nível do mananciais, que estavam com os mesmos índices atuais no último dia 24 de maio. (Ana Cláudia Martins)