Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Carta de estacionamento de aviões também é cancelada

Informações do documento do Aeroporto de Sorocaba estavam defasadas

29 de Maio de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Mesmo assim, aeroporto continua funcionando normalmente, diz o Estado.
Mesmo assim, aeroporto continua funcionando normalmente, diz o Estado. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (11/9/2020))

Depois da carta de aeródromo, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) cancelou a chamada carta de PDC do Aeroporto de Sorocaba. As informações constam na página do Aisweb, que apresenta um conjunto de serviços desenvolvidos pelo Decea. A sigla PDC significa carta de estacionamento de aeródromos.

De acordo com as informação apuradas pelo Cruzeiro do Sul, as informações atuais estavam incorretas e refletiam um espaço que foi ampliado em 2018 e onde as coordenadas das posições de estacionamento de aeronaves foram realocadas.

A reportagem apurou que existe atualmente um segundo pátio de aeronaves, implantado também em 2018, com outras posições de estacionamento de aeronaves. Ou seja, a carta que estava disponível apresentava informações que não correspondem com a realidade do aeroporto.

Após reporte ao Decea, a carta foi cancelada às 20h07, da segunda-feira (24). A instituição dará detalhes sobre o cancelamento somente na semana que vem.

A Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo foi questionada sobre a situação e afirmou que o Aeroporto de Sorocaba segue operando normalmente. “As cartas estão sendo atualizadas o cancelamento das antigas dá lugar às novas”, diz.

A carta de aeródromo (ADC) - que dá aos tripulantes das aeronaves informações que facilitam a movimentação em terra -, também foi cancelada, conforme mostrou matéria exclusiva do Cruzeiro do Sul em 20 de maio. Para pilotos que pousam ou decolam com frequência do aeroporto, o documento cancelado pode não fazer diferença, mas esses dados podem ser essenciais para quem vem de outras cidades, estados e principalmente países.

“Não dá para pousar uma aeronave que custa caro em um aeroporto que não tem informações corretas em nível de pista, de estacionamento”, afirma um especialista da área de aviação. Vale lembrar que Sorocaba é uma das mais importantes referências para manutenção de aeronaves executivas, dentro e fora do Brasil. (Marcel Scinocca)