Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Estado anuncia ‘Dia D’ para aplicar 2º dose nos faltosos

Provável data é 5 de junho. Postos ficarão abertos das 7h às 18h

29 de Maio de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Iniciativa busca imunizar quem já ultrapassou os prazos para tomar a dose dois.
Iniciativa busca imunizar quem já ultrapassou os prazos para tomar a dose dois. (Crédito: LILLIAN SUWANRUMPHA / AFP)

O governo estadual anunciou ontem (28) que fará o “Dia D” para a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19. Mais de 5 mil pontos de vacinação no Estado estarão abertos das 7h às 18h para a aplicação exclusivamente das vacinas atrasadas. A iniciativa busca imunizar quem já ultrapassou os prazos de 28 dias para a vacina do Butantan (Coronavac) e de 12 semanas para a Astrazeneca/Oxford.

Somente na região de Sorocaba, que é composta por 48 cidades, atualmente, o total de faltosos é de 33.661 pessoas, que ainda não tomaram a segunda dose para a conclusão da vacinação contra a Covid-19. Em todo o Estado, são 501,6 mil faltosos.

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba a respeito, mas o município ainda não definiu como será o “Dia D” na cidade. Caso a ação seja realizada no próximo sábado (5) os locais serão divulgados pelos canais oficiais do município e também para a imprensa.

Contudo, a Secretaria da Saúde de Sorocaba informou que na quarta-feira (26), a vacinação de “repescagem” da segunda dose da Coronavac ocorreu para idosos de 64 anos ou mais e também para profissionais da Educação e da Saúde, que ainda não tinham se imunizado, atingindo o total de 779 pessoas vacinadas.

Já a Secretaria de Estado da Saúde informa que a iniciativa, em parceria com municípios, quer vacinar mais de 500 mil pessoas que não completaram o seu esquema vacinal.

“É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. Esta será uma grande mobilização com todos os municípios para buscar as pessoas que ultrapassaram o prazo de tomar a dose dois da vacina. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizará um recurso (etapas) para os profissionais de saúde dos municípios, para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de quinta-feira (28) aponta que 501.693 que já haviam recebido a primeira dose dos imunizantes estão com a segunda dose atrasada. O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Astrazeneca/Oxford e outros 289.290 referentes à vacina do Butantan (Coronavac).

Do total de pessoas que não tomaram as doses da Astrazeneca, 80% são idosos de 80 a 89 anos de idade. Os demais são profissionais de saúde.

Com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, o governo estadual define as remessas de doses necessárias para uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.

Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.

Ainda assim, a pasta encaminhou na semana passada 279.815 doses extras de vacina do Butantan para cerca de 500 cidades. Os imunizantes são exclusivos para a aplicação de segunda dose. Este número foi informado à pasta estadual pelas próprias prefeituras, em consulta realizada aos 645 municípios pelo Conselho de secretários municipais de saúde (Cosems) na última semana. (Ana Cláudia Martins)