Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Semana do Meio Ambiente começa no dia 5 repleta de atividades ao público

29 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Dia Mundial do Meio Ambiente encoraja a proteção ambiental.
Dia Mundial do Meio Ambiente encoraja a proteção ambiental. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA (4/6/2020))

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), promoverá a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 12 de junho, com um cronograma repleto de ações variadas para o público de todas as idades, tais como: entrega de mudas de árvores, adoção de animais, caminhada, plantio, pedalada, atividades on-line, dentre muitas outras.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser conferida no site do jornal Cruzeiro do Sul https://www.jornalcruzeiro.com.br/

Sábado, 5 de junho

O primeiro dia (5) da programação começa às 9h, com a entrega de mudas e orientações para o plantio, além da arrecadação de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade (FSS). A ação acontecerá no estacionamento do Paço Municipal, em sistema drive-thru, com encerramento previsto para às 12h.

Simultaneamente, no mesmo local, será realizada a Feira de Adoção de Pets Adultos da Unidade de Bem-Estar e Proteção Animal da Sema, junto com a arrecadação de ração. Essa atividade faz parte da Campanha de Bem-Estar Animal, divulgando igualmente os programas “Conheça os Animais da Unidade de Bem-Estar e Proteção Animal”, “Diga Não aos Maus-tratos e ao Abandono”, “D+ Uma Chance: Uma nova história, um novo lar”, “Censo Pet” e “Pet Solidário”.

Ainda no sábado, das 9h às 11h, uma caminhada ecológica será promovida entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, junto com um mutirão de limpeza da margem do Rio Sorocaba, realizado pelas equipes do Saae/Sorocaba e da Sema.

E, às 10h, estará disponível, no site e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba, o vídeo do Zoo Sorocaba sobre “Economia Circular: uma forma mais saudável de viver neste planeta!”, que fala sobre a importância desse conceito para a conservação da fauna, como parte da “Megacampanha de Educação para a Conservação na Semana Mundial do Meio Ambiente”, criada pelo Aquário de São Paulo.

Para encerrar o primeiro dia, às 20h, acontecerá uma atividade on-line, por meio da plataforma Google Meet, acerca do tema “Aniversário do Clube de Observadores de Aves (Coaves)”. Para participar, basta se inscrever até o dia 2 de junho, pelo e-mail: [email protected]. As vagas são limitadas.

Domingo, 6 de junho

Logo pela manhã de domingo (6), a ação “Pedala Rio Sorocaba” sairá do CEA (Centro de Educação Ambiental), localizado na Av. Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo e ao Terminal São Paulo, com destino ao Parque das Águas. A atividade ocorrerá das 9h às 12h, com inscrições até o dia 2 de junho, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/, também com limite de vagas.

Segunda-feira, 7 de junho

Na segunda-feira (7), das 18h às 19h, pelo Google Meet, terá início a “Conversa com Especialista” sobre o tema “Construção Sustentável”, com a participação do secretário municipal da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Prof. Tiago da Guia. Inscrições até o dia 2 junho, com vagas limitadas, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Terça-feira, 8 de junho

Mais uma “Conversa com Especialista”, desta vez sobre “Cuidados Pet”, acontecerá na terça-feira (8), das 18h às 19h, também pelo Google Meet, com o secretário da Sema, o veterinário Dr. Antônio Prieto Neto. Ele vai tratar sobre a questão do bem-estar e dos cuidados com os pets, além das campanhas de adoção de animais e de arrecadação de ração. Inscrições até o dia 3 junho, com vagas limitadas, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Quarta-feira, 9 de junho

Na quarta-feira (9), a “Conversa com Especialista” será a respeito das “Bocas de Lobo”, das 18h às 19h, pelo Google Meet, com os diretores Márcio Moscardo e Rodolfo da Silva, do Saae/Sorocaba, quando será discutida a temática da prevenção contra enchentes e sistema de drenagem. Inscrições até o dia 6 junho, com vagas limitadas, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Quinta-feira, 10 de junho

Mais uma “Conversa com Especialista”, de tema “Economia Circular”, acontecerá na quinta-feira (10), das 16h às 17h, pelo Google Meet, com a bióloga do Aquário de São Paulo, Helen Colbachini, quando ela falará sobre sua experiência na realização da megacampanha sobre esse assunto, organizada pelo Aquário em parceria com o Instituto Mar. O bate-papo abrangerá também a relação com a conservação da fauna, além do papel que instituições, como aquários e zoológicos, podem desempenhar em movimentos como esse. Inscrições até o dia 6 junho, com vagas limitadas, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

E, ainda, das 18h às 19h, a “Conversa com Especialista: Combate às Queimadas”, pelo Google Meet, será com o Capitão dos Bombeiros, Kleber do Vale. Inscrições até o dia 6 junho, igualmente com limite de vagas, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Sexta-feira, 11 de junho

Na sexta-feira (11), o cronograma começa às 9h e segue até as 12h, no estacionamento da Sema (Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência), com o lançamento da Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas 2021 da Sema, que contará com a participação do Corpo de Bombeiros, representantes da Flona Ipanema, Defesa Civil, Polícia Ambiental e das secretarias e autarquias da Prefeitura de Sorocaba.

Já, no fim da tarde, das 18h às 19h, a última “Conversa com Especialista: Aves são bioindicadores”, também será realizada pelo Google Meet, com a participação do Dr. Alexandre Gabriel Franchin, especialista em ecologia e conservação de recursos naturais. Inscrições até o dia 6 junho, com vagas limitadas, pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Sábado, 12 de junho

No último dia (12) dessa semana especial, das 10h às 12h, acontecerá o Clube de Observadores de Aves Kids (Coaves Kids). A atividade será on-line, dedicada às crianças, pelo Google Meet. As inscrições seguirão até 11 de junho, pelo e-mail: [email protected], devendo ser feitas pelos pais ou responsáveis, informando nome, endereço completo e um número de telefone com WhatsApp.

Também às 10h, encerrando as atividades da Semana do Meio Ambiente, será promovido um grande plantio simultâneo de mudas de árvores nos parques da cidade. A ação em prol do meio ambiente será voltada aos servidores municipais, que deverão se inscrever antecipadamente pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Já, os demais cidadãos que também realizarem plantio neste dia estão convidados a divulgar a foto da ação em suas redes sociais, com as hashtags: #SemaSorocaba e #PrefeituraSorocaba. (Da Redação)