Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Hemonúcleo opera com 30% abaixo do normal e chama doadores

27 de Maio de 2021 às 00:01
Jomar Bellini [email protected]
Estoques de sangue estão baixo.
Estoques de sangue estão baixo. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (19/2/2020))

A chegada dos dias mais frios acende um alerta para a redução das doações de sangue em Sorocaba. Historicamente, essa época do ano já é conhecida pela queda no número de doadores, mas o alerta se deve principalmente por conta da pandemia de Covid-19, período em que a quantidade de voluntários já está 30% abaixo do normal.

Atualmente o hemonúcleo, administrado pelo Colsan e localizado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), opera com apenas metade do estoque para os tipos sanguíneos “O positivo” e “O negativo”, “A positivo” e “A negativo”. A unidade é responsável pelo atendimento a hospitais da cidade e região e integra a Hemorrede estadual. A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

“A situação só não está mais crítica porque temos feitos campanhas divulgando e incentivando as doações. É um sinal de alerta porque temos que nos antecipar a esses fatores. A pandemia não está estabilizada e as internações estão acontecendo. A necessidade de transfusões continua”, afirma o médico Frederico Brandão, gerente do Colsan de Sorocaba.

O hemonúcleo tem operado com apenas 70% da capacidade de doações, reflexo da queda de voluntários por conta da pandemia. Com a chegada do frio, a presença das pessoas realizando as doações já começa a cair.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o voluntário tiver doenças virais deverá aguardar 30 dias após estar curado para fazer a doação.

Caso o doador tenha recebido a vacina contra a gripe, é necessário esperar 48 horas antes de ir até o hemonúcleo. Já na imunização contra a Covid-19, o intervalo varia de acordo com a fabricante, sendo 48 horas para a Corovac e sete dias para os imunizantes da Covishield (Fiocruz/Astrazeneca/Oxford) ou ComiRNAty (Pfizer/BioNTech). É possível doar sangue no intervalo entre as doses.

Em Sorocaba, os interessados em fazer a doação podem comparecer ao Hemonúcleo, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30. Para reduzir o tempo de espera antes da doação, é possível fazer o agendamento pelo aplicativo “Colsan - Doe Sangue, Doe Vidas”, disponível para Android e iOS. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (15) 3224-2930 e (15) 3332-9464. (Jomar Bellini)