Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lua

Mesmo parcialmente, Superlua atrai olhares

27 de Maio de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Lua de Sangue enfeitou o céu.
Lua de Sangue enfeitou o céu. (Crédito: MANUEL GARCIA)

A Superlua despertou olhares curiosos para o firmamento ontem (26), já que o satélite natural da Terra aparentou estar maior devido a proximidade com planeta. Além deste lindo enfeite no céu, outro evento também pôde ser observado. O satélite ficou com a coloração avermelhada e deu espaço a Lua de Sangue, devido ao eclipse.

No Brasil, o fenômeno foi parcial, pois começou no momento em que a Superlua já se pôs no horizonte, conforme informações da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).

De acordo com o físico e professor de matemática Marcos Centurion, a órbita da Lua possui formato levemente elíptico e a Terra está ligeiramente deslocada do centro dessa elipse, o que implica que, em determinados momentos, a Lua fique um pouco mais próxima do planeta. Então, ocorre o Perigeu, conhecido como Superlua. Já Lua de Sangue ou Lua Sangrenta é, basicamente, um eclipse lunar que acontece devido ao alinhamento do Sol, Terra e Lua, de tal forma que o planeta bloqueia a passagem de luz solar até o satélite.

Para a taróloga Solange Stanquini, os fenômenos representam a própria Terra transbordando energia. “Isso pode fazer com que as forças do universo ganhem mais poder”, disse. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)