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Procon orienta contra abusos

25 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Atendimento ocorreu no Procon Móvel, no estacionamento da UBS Carandá.
Atendimento ocorreu no Procon Móvel, no estacionamento da UBS Carandá. (Crédito: Andre Lombardi/Secom Sorocaba (5/08/20))

O Procon Sorocaba finalizou na sexta-feira (21) uma ação nos residenciais Carandá e Altos do Ipanema com o intuito de auxiliar os moradores a resolverem problemas relacionados à cobrança de juros abusivos nas taxas de condomínio por parte das empresas garantidoras dos conjuntos habitacionais. O atendimento ocorreu no Procon Móvel, no estacionamento da UBS Carandá, desde a última quarta-feira (19).

A iniciativa surgiu de uma reunião realizada entre o Procon Sorocaba, a Ouvidoria Geral do Município e os representantes dos moradores dos residenciais, quando foi definida a estratégia para disponibilizar atendimento a cerca de três mil famílias que vivem nesses conjuntos habitacionais.

Desde o início de maio, o Procon disponibilizou ferramentas para que os moradores, que assim desejassem, efetuassem suas reclamações, relatando detalhadamente os problemas que têm tido com as empresas garantidoras.

Na ação, a equipe do Procon Sorocaba finalizou os processos de reclamações, por meio do registro oficial da reclamação e assinatura dos moradores. Até o momento, foram registradas, aproximadamente, 200 reclamações. Além disso, a equipe conversou com a população, esclareceu dúvidas e prestou orientações.

“Estão previstas novas ações para atender aos bairros ainda neste mês de maio. Assim que finalizarmos os atendimentos, vamos reunir os documentos e emitir um parecer indicativo ao Ministério Público, de modo a auxiliar na resolução dos problemas dos moradores”, afirma a superintendente do Procon de Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

O órgão é vinculado à Secretaria Jurídica (SAJ) da Prefeitura de Sorocaba. A população pode tirar dúvidas, receber orientações e fazer denúncias ao Procon Sorocaba pelos endereços eletrônicos: https://www.procon.sp.gov.br/sorocaba/ e www.consumidor.gov.br; pelo telefone: 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e pelo WhatsApp: (15) 99198-2958. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)