Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo de SP

Governo instalará postos do Poupatempo em Votorantim e mais 19 cidades

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, as unidades atenderão mais de 2,2 milhões de pessoas

24 de Maio de 2021 às 15:01
Da Redação [email protected]
O governador do Estado de São Paulo João Doria durante anúncio do novo poupatempo para Votorantim
O governador do Estado de São Paulo João Doria durante anúncio do novo poupatempo para Votorantim (Crédito: Governo de SP)

Atualizada em 25/05 às 7h16

O Governo do Estado de São Paulo vai instalar novos postos do Poupatempo em Votorantim e em outras 19 cidades do interior, do litoral e da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O governador do Estado, João Doria (PSDB), assinou, nesta segunda-feira (24), a autorização para a implementação das unidades do programa. Segundo o governo estadual, elas vão atender, ao todo, mais 2,2 milhões de pessoas. 

Além de Votorantim, os postos serão inaugurados em Arujá, Caçapava, Capão Bonito, Cubatão, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Ibitinga, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itatiba, Jaboticabal, Jandira, Mococa, Mogi Mirim, Ribeirão Pires, Santana de Parnaíba, São Sebastião, Taquaritinga e Valinhos.

Segundo a Prodesp, empresa responsável pela administração do programa Poupatempo, as implantações serão viabilizadas juntamente com as prefeituras das cidades. Por isso, caberá às administrações municipais a escolha do local onde funcionará o Poupatempo, adequação do  imóvel e a definição sobre a inclusão ou não de serviços municipais entre as opções oferecidas pelo programa. A previsão é de que as unidades, incluindo a de Votorantim, sejam abertas ainda neste ano, logo após a resolução dessas questões. "A estimativa é que da assinatura do convênio à abertura, o prazo seja a partir de cinco meses", afirmou a Prodesp, em nota. 

Conforme o governo estadual, as novas unidades fazem parte do plano de expansão, anunciado em agosto de 2020. A iniciativa prevê a incorporação dos serviços do Detran ao atendimento do Poupatempo. Com a integração, as Ciretrans serão transformadas em Poupatempo, permitindo que o cidadão seja atendido no mesmo local. O investimento será de aproximadamente R$ 3,7 milhões. 

Conforme o governo estadual, as unidades terão um novo formato. Elas funcionarão por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa. Desta forma, incluirão serviços municipais. O modelo é o mesmo adotado nas unidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto. Entre os serviços oferecidos nessa modalidade, além do Detran, estão o Instituto de Identificação (IIRGD) e taxas cobradas pelas prefeituras. 

Até o momento, sete Ciretrans foram transformadas em Poupatempo e já estão em funcionamento. São eles: Franco da Rocha, Hortolândia, Piquete, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré e Alesp. De acordo com o governo paulista, ainda no primeiro semestre deste ano, outras três unidades do Poupatempo, com o novo formato, estão previstas para serem abertas ao público: Atibaia, Itatinga e Porto Ferreira. 

A Prefeitura de Votorantim informou que a unidade será instalada na região central. O local ainda não foi definido pelo governo municipal. De acordo com as regras de implantação, a prefeitura deverá fornecer o imóvel e promover as adequações físicas necessárias no local. O prédio precisa ter boa localização e visibilidade, ser de fácil acesso ao público, em região central, e com opções de transporte público.