Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Aumentam internações por Covid em Sorocaba

23 de Maio de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Coronavírus em Sorocaba.
Coronavírus em Sorocaba. (Crédito: Arte JCS)

O número de pessoas residentes em Sorocaba, internadas em função da Covid-19, chegou ao maior patamar em 43 dias. Houve 31 novas internações em 24 horas, sendo a maior parte para leitos de enfermaria. Os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) de ontem (22) apontam ainda que a cidade registrou 280 novos casos e 440 recuperados.

Com relação às internações e de acordo com levantamento exclusivo do jornal Cruzeiro do Sul, com base no histórico das internações desde março de 2020, foi o maior número de pessoas internadas desde 9 abril. O total só não é maior que o registrado em 8 de abril, quando o número de internações era de 367. Das internações de ontem, 190 estavam em enfermaria e 170 estavam em UTI. Ainda sobre esse total, 245 tinham a confirmação da doença. Outros 115 tinham suspeita de contágio.

Vale lembrar que esses dados se referem às residentes em Sorocaba e que estavam em internação nas unidades de saúde da cidade. Outro fator a ser considerado é que os dados refletem às 12h do sábado, horário da coleta das informações pela SES. Com isso, os números podem oscilar para mais ou para menos. O recorde de internação ocorreu em 28 de março, com 415 pessoas ocupando leitos clínicos ou de UTI.

Na data, o censo diário de leitos apontava que a cidade manteve nove unidades de saúde, contando as estaduais e as privadas, com 100% de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva. Na rede pública municipal, seis unidades estavam com 100% de ocupação, incluindo a Santa Casa, que tem o maior número de leitos UTI Covid da cidade. Apenas o hospital Santa Lucinda tinha leitos vagos na rede municipal. Duas pessoas estavam na fila aguardando leito de UTI.

Internações de crianças

A cidade também teve aumento no número de internações de crianças, que na maior parte do período da pandemia é próximo de zero. Três unidades de saúde tinha pacientes dessa faixa etária. Era seis no total. Cinco deles estavam internados no Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), sendo quatro em enfermaria e um paciente em UTI. O Samaritano também tinha um paciente internado dessa faixa etária.

A cidade registrou uma morte notificada entre sexta-feira e ontem. A vítima é uma mulher de 62 anos, sem comorbidades para o novo coronavírus. Ela faleceu em um hospital público de Sorocaba no dia 21 de maio. Com isso, o número de mortes pela doença foi a 1.822. A cidade tinha ontem quatro óbitos em investigação.

O número de recuperados da Covid-19 na cidade aumentou para 56.105. Os casos confirmados com a doença passaram de 58.583 para 58.863 com os novos registros. O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 691. O número de pessoas que aguardam resultados de exames aumentou de 407 para 796. Ainda sobre os número, o total de negativos da doença aumentou para 120.433. (Marcel Scinocca)