Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Cidade tem ao menos 16 escolas inadequadas para receber alunos

As unidades foram alvo de furto e vandalismo e necessitam de manutenção, sendo que parte delas está, inclusive, sem energia elétrica

21 de Maio de 2021 às 23:38
Ana Claudia Martins [email protected]
Escola municipal Inês Rodrigues Cesarotti teve fiação e equipamentos roubados e estruturas destruídas.
Escola municipal Inês Rodrigues Cesarotti teve fiação e equipamentos roubados e estruturas destruídas. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (17/7/2020))

Além da falta de máscaras para parte dos estudantes da rede municipal de ensino, a retomada presencial dos alunos conta ainda com outra questão: pelo menos 16 unidades escolares ainda não estão adequadas para receber os alunos. Elas foram alvo de furtos e vandalismo e necessitam de manutenção, sendo que parte delas está, inclusive, sem energia elétrica.

De acordo com um balanço da Prefeitura de Sorocaba, em 2020, a cidade registrou 299 ocorrências nas unidades escolares, sendo 176 furtos. Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que o contrato de manutenção está nos trâmites finais, e que tão logo seja concluído, será emitida a ordem de serviço. “As escolas que não estiverem em condições de receber os alunos permanecerão com as aulas remotas, até a realização dos trabalhos de manutenção”, garante a atual gestão.

A problemática de furtos e ações de vandalismo nas escolas municipais ocorre já há alguns anos e para tentar solucionar pelo menos parte da situação, no mês passado a Prefeitura de Sorocaba anunciou a abertura do edital para contratação de vigias para escolas municipais.

Segundo a Secretaria de Educação (Sedu), serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões nesse programa. “Serão instalados, inicialmente, 50 postos com quatro turnos de trabalho, somando 24 horas de segurança por dia e um total de 200 vigias”, informou a pasta na ocasião.

A vigência para essa primeira etapa de contratação do serviço será de seis meses, com posterior avaliação da administração quanto a prorrogações, podendo ampliar para 70 postos de trabalho. O critério de escolha das unidades escolares segue um levantamento feito pelo observatório de segurança pública da Secretaria de Segurança Urbana.

Conselho Municipal de Educação

Pesquisa apresentada pelo Conselho Municipal de Educação, sobre condições e segurança das escolas municipais e suas implicações na qualidade da educação, revela que o Centro de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá (CEI 93), no bairro Wanel Ville, é uma das escolas municipais que já tiveram o maior número de ocorrências na cidade. Ela teria sido furtada 18 vezes.

O levantamento foi apresentado no último dia 13 de maio aos vereadores na Câmara de Sorocaba. A Prefeitura de Sorocaba informa que, além dos vigias, já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município. “Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A intenção é começar com a implantação do sistema, a partir das unidades escolares, no segundo semestre deste ano”, informa. (Ana Cláudia Martins)