Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Cresce procura por atestados médicos

22 de Maio de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Atestado médico.
Atestado médico. (Crédito: contabeis.com.br)

O início da vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades nas últimas semanas têm gerado uma preocupação e busca com atestados, relatórios e documentos médicos para a comprovação de doenças pré-existentes, de acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde.

Em Sorocaba, por exemplo, nos próximos dias 25 e 26, serão vacinados deficientes permanentes e pessoas com comorbidades de 45 anos ou mais. Serão disponibilizadas 12 mil vagas por sistema de agendamento e a vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Escola, Wanel Ville, Éden, Barcelona, Maria do Carmo, Nova Sorocaba, Ulisses Guimarães, Sorocaba I, Aparecidinha e Laranjeiras, das 8h às 16h.

O agendamento on-line foi disponibilizado as 18h de quinta-feira (20). No dia da imunização, às pessoas com deficiência permanente de 45 anos ou mais, precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Já os pacientes com comorbidades de 45 anos ou mais deverão apresentar relatório médico comprovando uma das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde. Com isso, aumenta a preocupação em relação a possibilidade de apresentação de atestados médicos falsos. Casos suspeitos já teriam ocorridos em algumas cidades do País.

Em Marília, no interior paulista, a prefeitura informou que recentemente identificou moradores que apresentaram receitas médicas de familiares ou atestados falsos. Reportagem do portal Estadão, do último dia 17, revela que dois médicos de Sorocaba teriam recebido pedidos de pacientes solicitando atestado de comorbidade que eles não possuem, com a justificativa da vacinação para a Covid-19.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que não registrou nenhum caso desse tipo, e que, caso ocorra, a pessoa não será imunizada. A Secretaria da Saúde (SES) informa que mantém um médico à disposição em cada UBS para avaliar pessoas com comorbidades agendadas e que não possuam relatório médico. Uma triagem é realizada na chegada do paciente à UBS.

Denúncias devem ser feitas por meio do canal 156; pelo site http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, em uma das Casas do Cidadão ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. (Ana Cláudia Martins)