Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cães e gatos

Inscrições para mutirão de castração são prorrogadas em Sorocaba

Nesta etapa, a ação atenderá o Parque das Paineiras e o Jardim Santa Lúcia; cadastros podem ser feitos até dia 24

21 de Maio de 2021 às 15:52
Da Redação [email protected]
No mutirão, os animais são castrados e microchipados
No mutirão, os animais são castrados e microchipados (Crédito: Fábio Rogério (03/03/2021) )


As inscrições para a etapa do mutirão de castração de cães e gatos que atenderá os bairros Parque das Paineiras e o Jardim Santa Lúcia, na zona norte de Sorocaba, foram prorrogadas. Os moradores desses bairros poderão cadastrar os seus animais até a próxima segunda-feira (dia 24), das 9h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas na Associação Antônio José Guarda, localizada na rua Clóvis da Silveira, número 30, no Jardim Santa Lúcia. O mutirão é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).

Para a inscrição, os interessados deverão levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome. As cirurgias serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de maio, no estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras. A unidade fica na rua Eliza Stefani Lamos, número 50. Além de castrados, os animais serão microchipados.

Segundo a Sema, a ação seguirá todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A população deverá, obrigatoriamente, usar máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e manter o distanciamento social.

Cuidados para castrar os animais

Antes do procedimento cirúrgico, o animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por seis horas. Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Já os gatos devem estar em caixas de transporte, com segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o tutor esteja acompanhado de alguém para auxiliá-lo. O cuidador igualmente deve levar uma proteção para o animal usar após a castração, como roupa pós-cirúrgica ou colar elisabetano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3202-8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)