Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto no jornalismo

Morre o jornalista Adalberto Vieira, aos 67 anos, vítima de câncer

A diretoria da FUA, mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, envia condolências à família e amigos de Vieira

21 de Maio de 2021 às 10:25
Da Redação [email protected]
Fábio Rogério (8/6/2020)
Vieira chegou a ser internado, fez tratamento de radioterapia e iniciaria imunoterapia, mas acabou falecendo. (Crédito: Fábio Rogério (8/6/2020))

Atualizada às 14h02

O jornalista Adalberto Vieira morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 67 anos, vítima de um câncer na bexiga, em Sorocaba. 

Conhecido como Pardal, ele descobriu a doença, com metástase em outros órgãos, há aproximadamente dois meses. Segundo a filha do jornalista, Laura Vieira, ele chegou a ser internado, fez tratamento de radioterapia e iniciaria imunoterapia, mas acabou não resistindo ao câncer.

Pardal iniciou sua carreira no jornal Cruzeiro do Sul, em 1977, antes mesmo de concluir a faculdade de jornalismo. Deixou a redação em duas ocasiões, para assumir a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba. Por um breve período, também trabalhou em radiojornalismo e em produtora de vídeos. Retornou ao Cruzeiro em 1997, onde permaneceu até 2020, editando o caderno Motor, o suplemento de veículos do jornal, e chegando ao cargo de editor responsável.

O jornalista Adalberto Vieira, o Pardal, era especialista no setor automotivo - Arquivo JCS
O jornalista Adalberto Vieira, o Pardal, era especialista no setor automotivo (crédito: Arquivo JCS)

Nesses 20 anos de jornalismo especializado, participou de dezenas de seminários, cursos de direção e de tecnologia ligados ao setor automotivo. Cobriu inúmeros salões do automóvel nacionais e internacionais e participou de incontável número de lançamentos da indústria automobilística no Brasil e no exterior. Sua experiência no setor e a paixão por automóveis o credenciaram a participar como membro do júri de diferentes certames que escolhem os melhores veículos do ano, promovidos por diferentes entidades.

 Ele será velado neste sábado (22), das 8h às 10h, na Ossel do Jardim Simus, em Sorocaba. O supultamento ocorrerá no cemitério Pax. no bairro Árvore Grande. Vieira deixa a esposa, dois filhos e um neto. 

A diretoria da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, envia condolências à família e amigos de Vieira. 

 

Manifestações

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou nota onde lamenta o falecimento do jornalista. “Uma perda irreparável para a imprensa automotiva”, afirma. A nota ainda lembra “que ao longo de sua carreira, Pardal colecionou amigos e teve a carreira marcada por sucesso”. “A Abraciclo se solidariza com a família e os amigos neste momento tão difícil e presta suas condolências”, conclui.

A Jaguar Land Rover Brasil também se manifestou. “É com imenso pesar que recebemos a informação do falecimento do querido colega e jornalista Adalberto Vieira. A Jaguar Land Rover envia suas sinceras condolências à família e ao jornal Cruzeiro do Sul, onde ele desempenhou com excelência sua função de jornalista automotivo por tantos anos. Desejamos muita força aos familiares neste momento de luto.”

Galeria

Confira a galeria de fotos