Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saída temporária

Saída temporária libera quase 2,4 mil presos na região de Sorocaba

Justiça autorizou "saidinha" de 7 dias. Detentos devem retornar no dia 24

21 de Maio de 2021 às 12:29
Jomar Bellini [email protected]
No CPP de Porto Feliz, 8 detentos atendiam os critérios para a soltura. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS (5/8/2014)
836 presos foram liberados do semiaberto para a saída temporária no CPP de Porto Feliz (Crédito: Pedro Negrão / Arquivo JCS (5/8/2014))

Quase 2,4 mil presos regime semiaberto custodiados em presídios na região de Sorocaba estão em saída temporária. A liberação aconteceu após determinação da Justiça e foi confirmada nesta sexta-feira (21)

Os detentos foram liberados na terça-feira (18) e devem retornar ao Centros de Progressão Penitenciária (CPP) na segunda-feira (24). Caso os presos não regressem, passam a serem considerados foragidos. Se capturados, eles voltam para o regime fechado.

Na região de Sorocaba, o CPP de Porto Feliz tem o maior número de presos liberados na saídinha: 836. Na sequência estão as unidades prisionais de Itapetininga (619), Sorocaba (514), Capela do Alto (267) e Mairinque (158), segundo os dados divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária. 

Essa a primeira "saidinha" neste ano. Inicialmente, os presos teriam o benefício no período da Páscoa, mas a saidinha foi adiada por causa do agravamento da pandemia na época.

A saída temporária é um benefício concedido aos detentos do regime semiaberto que recebem o direito de sair em períodos específicos. Na lista estão as datas comemorativas de Dia das Crianças, Dia das Mães e festas de fim de ano. Por ano, os presos do regime semiaberto têm direito a 35 dias fora do sistema prisional. No ano passado, por conta da pandemia, a saída foi liberada apenas um vez.