Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Após dois anos, Aeroclube retoma cursos e atividades

Anac restabeleceu em 2020 a homologação de cursos da escola, que havia sido suspensa após o "despejo" da instituição

21 de Maio de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Curso de piloto privado foi autorizado novamente pela Anac.
Curso de piloto privado foi autorizado novamente pela Anac. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (12/1/2019))

O Aeroclube de Sorocaba retomou seus cursos e atividades após dois anos inativo. A instituição estava fechada ao público desde 2018, quando terminou a concessão do espaço da Prefeitura utilizado pela escola de pilotagem. De acordo com Eric Pereira, diretor social do Aeroclube de Sorocaba, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) restabeleceu em 2020 a homologação de cursos da escola, que havia sido suspensa após o “despejo” da instituição.

Eric explicou que, apesar de perder o local histórico, o Aeroclube ainda conta com um hangar cedido pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). “A gente tem um hangar, mas não é o hangar que originou o Aeroclube. Não é o hangar que a gente está pleiteando junto a Prefeitura”, disse -- fazendo referência às tentativas de acordo com a nova administração para que retorne a concessão do antigo hangar.

A Prefeitura de Sorocaba divulgou no último dia 15 que montou uma comissão para estudar a viabilidade de concessão de área municipal, onde funciona o aeroporto local, para a escola de aviação. Na ocasião, o secretário Robson Coivo afirmou que o Poder Público vai tentar manter o Aeroclube em funcionamento por se tratar de fonte geradora de emprego qualificado e prestação de serviços à região e ao País.

Uma ação civil pública também foi protocolada na Justiça pelo promotor Jorge Alberto Marum, solicitando que a Prefeitura reconheça o valor cultural e histórico do Aeroclube e revogue o decreto de julho de 2020 que cedeu à Polícia Militar o espaço anteriormente outorgado à instituição. Segundo o Paço, o pedido de liminar do Ministério Público foi indeferido, bem como o recurso, e o município aguarda a instrução do processo e posterior sentença.

Eric ainda informou que o hangar do Daesp está cedido até junho de 2022 e, por isso, existe urgência nas negociações com o Executivo. “Há pressa para conseguir firmar logo essa parceria com a Prefeitura, para podermos retomar essas áreas (municipais) em definitivo e ter um lugar para ficar tranquilo”, relatou. Outra opção, segundo ele, é negociar junto ao Daesp a permanência no hangar atual.

O diretor também informou que o Aeroclube nunca deixou de existir. “Fazíamos atividades nossas, mas não tinha atividade da escola em si, do curso em si. Ele (o Aeroclube) ficou funcionando, mas de forma mais intimista, porque não tínhamos recursos para fazer qualquer outra coisa. Agora estamos caminhando, retomando os cursos e com uma renda entrando”, comemorou.

Com a retomada do curso de piloto privado (PPA) autorizada pela Anac, o Aeroclube de Sorocaba retomou suas atividades e cursos e reabriu à população a possibilidade de fazer parte da história da instituição, visitando, conhecendo e tendo seu primeiro contato com as aeronaves. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)