Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sem máscaras, Sorocaba adia a volta das aulas presenciais

Retorno estava previsto para dia 31 de maio, com 35% da capacidade

21 de Maio de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (15/9/2020))

A impugnação no processo de compra de máscaras para parte dos estudantes da rede municipal de Sorocaba e a necessidade de compra emergencial desse material fez com que a Prefeitura suspendesse o retorno presencial das aulas, previsto para dia 31 de maio. A nova data ainda será definida. A informação é da Prefeitura.

“Por ora, as aulas seguem de forma remota, por meio das Atividades Não Presenciais (ANPs) e mantendo o canal de comunicação individual de cada escola com suas respectivas comunidades”, informou a administração municipal.

Os alunos da rede municipal de ensino estão sem aulas presenciais desde março do ano passado, no início da pandemia de Covid-19, ou seja, há mais de um ano.

Segundo o secretário da Educação, Marcio Carrara, o retorno presencial estava marcado para o próximo dia 31 de maio, com 35% da capacidade, em esquema de revezamento, seguindo os protocolos sanitários e as regras do Plano São Paulo. A decisão valia para todos os cerca de 60 mil estudantes matriculados, desde a creche até o ensino fundamental.

Ainda conforme o secretário, o retorno presencial não seria obrigatório, neste momento, e para os alunos que ficassem em suas casas o ensino continuaria de forma remota.

Em agosto de 2020, a Prefeitura de Sorocaba, após a realização de uma pesquisa com pais e responsáveis dos estudantes, decidiu que o retorno presencial na rede municipal de ensino não ocorreria mais no ano passado. Ficando, então, a decisão de reabrir as escolas para a retomada do ensino presencial para a atual gestão. Desde então, retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino já foi adiada duas vezes em 2021.

Votorantim terá retorno gradativo

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, prepara o retorno gradativo das aulas presenciais nas instituições de ensino municipais da cidade. Para auxiliar os alunos, aulas de reforço escolar estão programadas para começar em 1º de junho.

O trabalho será voltado aos estudantes do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, durante o contraturno das aulas. O projeto visa recuperar presencialmente a aprendizagem dos alunos sem aulas regulares desde março de 2020.

O projeto será conduzido por 65 professores. Os profissionais atuarão com turmas reduzidas de alunos atendendo aos protocolos sanitários relacionados à pandemia da Covid-19. A Secretaria de Educação de Votorantim ainda não definiu o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. A previsão é 14 de junho. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos