Buscar no Cruzeiro

Buscar

Represa de Itupararanga

Saae e Votorantim monitoram represa

Saae tem reunião preventiva com a Votorantim Energia para tratar de abastecimento público

21 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Itupararanga abastece 85% da cidade de Sorocaba.
Itupararanga abastece 85% da cidade de Sorocaba. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (26/3/2021))

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou uma reunião preventiva na manhã de ontem (20) com representantes da Votorantim Energia, empresa responsável pela represa de Itupararanga, que abastece 85% da cidade de Sorocaba. O objetivo é acompanhar o monitoramento do nível do manancial e da vazão de água para o Rio Sorocaba, sobretudo a fim de garantir o abastecimento público.

“Sempre estamos atentos ao nível da represa, mas a nossa atenção se redobra nesta época do ano, devido ao período de estiagem, com previsão de baixa quantidade de chuvas”, explica o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva. A represa de Itupararanga abastece Sorocaba com água bruta, que percorre 15 quilômetros de adutoras, da Serra de São Francisco até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado.

Durante a reunião, ficou estabelecido que a Votorantim Energia e o Saae/Sorocaba vão intensificar a atuação conjunta de acompanhamento e levantamento de informações sobre o nível do reservatório. Reuniões mensais estão sendo programadas para ocorrer durante o período de estiagem, de maio a agosto. “Esse envolvimento da autarquia é de extrema importância para traçar objetivos em conjunto, tanto para o abastecimento de água, como para a geração de energia da usina”, considera o gerente do complexo de Sorocaba da Votorantim Energia, Luís Carlos da Silva.

Segundo o coordenador do Centro de Operação de Geração da Votorantim Energia, Felipe Anderson de Souza Paula, atualmente, o nível da represa de Itupararanga está em 42,1% do total, índice considerado administrável. “A empresa continuará mantendo o volume de água bruta que destina para Sorocaba. Aliás, desde meados de dezembro, estamos operando com uma reduzida produção de energia e assegurando uma vazão de 6 metros cúbicos, por segundo, de água para o Rio Sorocaba”, destacou.

O diretor de produção do Saae, Reginaldo Schiavi, e o diretor operacional de água da autarquia, Rodolfo Barboza, consideram determinante a manutenção do volume de água para o Rio Sorocaba. Isso porque, o Saae concluiu as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia que opera em fase final de testes e, em breve, terá capacidade inicial de produzir 750 litros de água tratada por segundo, captados diretamente do Rio Sorocaba.

Outra avaliação feita durante a reunião é que, com a manutenção do volume de água enviado de Itupararanga, a represa do Clemente permanece em sua capacidade máxima e, assim, deve permanecer pelos próximos meses. E para chamar a atenção da população sobre a importância da economia de água e evitar o desperdício, o Saae/Sorocaba e a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba vão realizar uma campanha informativa sobre o tema. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)