Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Câmara aprova moção de aplauso à Fundação Ubaldino do Amaral

A homenagem se deve ao apoio da Fundação Ubaldino do Amaral, que mantém o Cruzeiro do Sul, e da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da Cruzeiro FM 92,3, à campanha "Vacina Sorocaba"

20 de Maio de 2021 às 15:49
Cruzeiro do Sul [email protected]
A moção manifesta aplauso à FUA pelo apoio à campanha
A moção manifesta aplauso à FUA pelo apoio à campanha "Vacina Sorocaba" (Crédito: Vinícius Fonseca (16/10/2020))

Atualizada às 0h36 desta sexta-feira (21)

A Câmara de Vereadores de Sorocaba aprovou, nesta quinta-feira (20), uma moção de aplauso à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, e à Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3.

As entidades também estão ligadas à Loja Maçônica Perseverança III. A 26ª sessão ordinária foi realizada nesta quinta (20), sob o comando do presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL).

A moção 24/2021, de autoria de Vinícius Aith (PRTB), manifesta aplauso à FUA pelo apoio da fundação à campanha "Vacina Sorocaba", por meio do jornal Cruzeiro do Sul, da rádio Cruzeiro FM, da Perseverança III e de entidades colegiadas. Lançada pela Prefeitura de Sorocaba, a iniciativa busca o apoio de empresas privadas para a compra de vacinas e de outros itens para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Na moção, Aith cita que a pandemia já causou diversas mortes na cidade, além de ter afetado a economia. Além disso, elevou a demanda por insumos e leitos hospitalares. Desta forma, a campanha visa contribuir para atenuar esse cenário. Nesse sentido, parabenizou o apoio da fundação à campanha e destacou a importância do trabalho da FUA para a sociedade sorocabana. "Uma fundação muito respeitada em nossa cidade, que tem feito um trabalho brilhante e tem dado essa força à campanha. Que sirva de exemplo a todos", falou.

Os vereadores Ítalo Moreira (PSC), João Donizeti (PSDB) e Cristiano Passos (Republicanos) relembraram a história centenária da FUA e também frisaram a relevância da entidade para o município. 

Apenas as vereadoras Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (Psol) votaram contra a moção. Agora, a homenagem será enviada à entidade.

Fundada no dia 31 de julho de 1964, dentro da Perseverança III, a FUA nasceu a partir da compra da Editora Cruzeiro do Sul S/A, avalizada pelos seus 21 instituidores. A fundação completará 57 anos, em 2021. Ela atua em três principais pilares sociais, sendo eles a Comunicação, com o jornal Cruzeiro do Sul, a Educação, por meio do Colégio Politécnico de Sorocaba, e a Filantropia, com o assessoramento a entidades. O nome do patrono da instituição é uma homenagem a Ubaldino do Amaral Fontoura (1842-1920), um dos fundadores da Perseverança III e da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS).

Outra moção 

Já a moção 25/2021, de autoria de Fernanda Garcia (Psol), chegou a ser discutida, mas, devido ao fim do tempo regimental, não foi votada. A moção apoia o projeto de decreto legislativo 22/2020, do deputado estadual Carlos Giannazi (Psol). A proposta de Giannazi susta os efeitos do decreto estadual 65.021/2020, do governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB).

Segundo a autora, o decreto de Doria “confisca grande parte da aposentadoria de servidores estaduais, como professores e policiais militares”. Ainda conforme a parlamentar, após a edição da medida, cerca de 500 mil servidores, aposentados e pensionistas, de todas as categorias do funcionalismo público estadual, foram afetados com descontos previdenciários em valores abusivos de seus salários.

Matérias prejudicadas 

Antes do início da sessão, o secretário de Segurança Urbana, Vitor Gusmão, participou de uma sabatina na Casa, a convite de João Donizeti Silvestre (PSDB). Gusmão foi questionado sobre segurança nas escolas e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), dentre outros temas.

A sabatina se estendeu e, por conta do fim do tempo regimental, as demais matérias da pauta não foram discutidas ou votadas. Elas voltarão na próxima sessão, como remanescentes, assim como a proposta de Fernanda. (Com informações da Câmara de Vereadores de Sorocaba)