Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde pública

Mutirão para castrar animais chega ao São Bento e Carandá

Serão destinadas 460 vagas, sendo 230 para esta terça-feira e mais 230 para quarta

18 de Maio de 2021 às 01:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Objetivo da iniciativa é promover o controle populacional de cães e gatos
Objetivo da iniciativa é promover o controle populacional de cães e gatos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/3/2021))

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) da Prefeitura de Sorocaba realiza nesta terça-feira (18) e nesta quarta-feira (19) as inscrições para a próxima etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. Moradores dos bairros Jardim Carandá e São Bento I, II e III podem se inscrever gratuitamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Educação Infantil (CEI 130) Professora Heley de Abreu Silva Batista, na rua Abdias Ribeira dos Santos, nº 109, Jardim Carandá.

Serão destinadas 460 vagas, sendo 230 para esta terça-feira e mais 230 para quarta. Os munícipes deverão levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Outras informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202-8006.

O objetivo da iniciativa é promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. A ação contará com as medidas de saúde e segurança contra aglomeração de pessoas. O uso de máscara é obrigatório, bem como a higienização das mãos com álcool em gel e respeito ao distanciamento social.

As cirurgias ocorrerão nos dias 24 e 25 de maio. A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional dos animais, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas. No procedimento, os animais também são microchipados.

A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)