Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Campanha Maio Amarelo segue com ações para trânsito melhor

Iniciativa usa painéis e atores para chamar a atenção de forma lúdica

16 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Mímico faz performance sobre a Faixa Viva.
Mímico faz performance sobre a Faixa Viva. (Crédito: SECOM SOROCABA)

A Campanha Maio Amarelo entra em sua terceira semana de atividades educativas e de conscientização a partir de amanhã (17), com ações em pontos da região central de Sorocaba. A iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transporte e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob).

“Neste ano, em razão da pandemia e seguindo todas as medidas sanitárias preventivas, estamos priorizando a comunicação visual, dirigida a todo o público envolvido no trânsito, sejam pedestres, motoristas ou motociclistas”, relata Cibele Soares, gerente de Educação para o Trânsito da Urbes.

Os pontos escolhidos para essas comunicações também foram selecionados de forma estratégica, em locais de tráfego intenso ou de grande concentração de pedestres. Quatro intervenções estão programadas. Amanhã (17), das 9h às 11h, será no cruzamento entre a rua Moreira César e a avenida Barão de Tatuí, e das 13h às 15h, na região da Praça Dom Tadeu Strunck. Painéis serão utilizados para chamar a atenção, especialmente dos motociclistas, a respeito do tema da segurança no trânsito, aproveitando o temporizador semafórico para essa finalidade.

Na quinta-feira (20), as ações prosseguem na rua Padre Luiz. Pela manhã, nas proximidades do Mercado Municipal e, à tarde, nos fundos da Catedral Metropolitana de Sorocaba, locais onde um grupo de mímicos atuará sobre a Faixa Viva. Será uma forma divertida de reforçar a orientação para que os pedestres façam a travessia das vias sempre de forma segura e no local apropriado.

“Vimos que a ação está surtindo efeito positivo entre a população e, por isso, na última semana da campanha, vamos intensificar essas atividades e elas voltarão a ser diárias”, adianta Cibele.

Segundo o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini, a conscientização sobre segurança no trânsito é fundamental para todos os agentes que compõem a mobilidade urbana. “Mesmo quando realizamos a ação com um grupo específico, como pedestres, por exemplo, motoristas e ciclistas também se mostram atentos, o que reforça a mensagem para todos. O mesmo ocorre quando o enfoque é dado aos motociclistas, pois os painéis chamam a atenção dos demais motoristas e de pedestres. Cada um tem seu espaço e papel no trânsito”, observa.

Movimento mundial

O Maio Amarelo é um movimento mundial, atualmente presente em 27 países e apoiado em 423 municípios. Iniciado em 2014, tem o objetivo de envolver a sociedade em geral, empresas e o Poder Público, para conscientizar toda a população sobre a importância de mudar comportamentos e, assim, evitar acidentes e mortes no trânsito. Em Sorocaba, o movimento é apoiado pela Urbes e pela Semob desde 2016, com a criação de campanhas específicas. Neste ano, o mote proposto pela campanha é “Respeito e responsabilidade Pratique no trânsito”. A campanha procura deixar claro que, adotando essa postura, todos saem ganhando e vidas são preservadas. (Da Redação)