Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Estudo privado aponta 'gargalos' na saúde e na educação. Prefeitura contesta

16 de Maio de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Levantamento mostra, também, os principais fatores de desenvolvimento de Sorocaba.
Levantamento mostra, também, os principais fatores de desenvolvimento de Sorocaba. (Crédito: REPRODUÇÃO)

O estudo A Estrada para Crescer, parceria da empresa Virtù com a organização suprapartidária CLP Liderança Pública, com o apoio do Grupo CCR, divulgado no início do mês, aponta os principais fatores de desenvolvimento de Sorocaba e também inclui os maiores gargalos. O maior problema, conforme a divulgação, está nas questões relacionadas à saúde -- com informações contestadas pela Prefeitura de Sorocaba -- e ao transporte.

Pelo levantamento, Sorocaba tem baixa cobertura de campanha de vacinas. Segundo os dados, 64,4% da população alvo não recebe as doses do programa nacional. O índice do Brasil nesse quesito é de 29,1%. Com isso, o município ocupa a posição 92 entre as cidades de São Paulo e 378 no Brasil. O número de pessoas vacinadas quando o estudo foi feito era de 103.724. A porcentagem de pessoas vacinadas era de 14,82%. Os dados são de 5 de maio.

Outro obstáculo é o número de acidente de transporte por 100 mil habitantes. A cidade tem 125 internações para esse grupo de pessoas. A média nacional é de 109,3. Também são 20 mortes a cada 100 mil habitantes, contra 18,5, que é a média nacional.

A Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) afirmou que não pode opinar sobre as informações desse estudo, pois desconhece detalhes da metodologia utilizada. “As estatísticas sobre acidentes de trânsito da Semob apontam que, em 2019, foram registrados 1.499 acidentes ocorridos em Sorocaba, dos quais 33 com óbitos e um total de 35 pessoas que perderam a vida. Em 2020, foram 1.299 acidentes, dos quais 47 com óbitos e 50 pessoas que perderam a vida”, diz.

Tanto a Semob, como a Urbes Trânsito e Transporte, em 2021, conforme lembra as instituições, retomaram as ações educativas e de conscientização a motoristas e pedestres contra acidentes no trânsito, cujas ações ficaram prejudicadas em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia. Inclusive, no momento, está acontecendo a campanha Maio Amarelo, que ocorre até o final do mês, em diferentes pontos estratégicos da cidade.

Quanto à cobertura vacinal de Sorocaba, a Secretaria da Saúde (SES) contestou as informações do estudo. Das principais vacinas do SUS, a pasta informou que a cidade está com uma média de 83% de imunização, entretanto, afirma que se trata do período de janeiro a abril de 2021. A SES reforçou sobre a importância das pessoas se imunizarem com as vacinas que compõem o calendário vacinal. “Em Sorocaba, para incentivar a vacinação, é feito o trabalho de “busca-ativa”, que é quando profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) entram em contato com os munícipes, informando a necessidade da imunização de cada dose à determinada faixa etária”, garante.

Pontos positivos

Sorocaba, a terceira cidade da ação e, conforme o estudo, conta com PIB de R$ 35 bilhões, crescimento anual de 5% e independência fiscal. Apenas 40% da receita depende do Estado e da União, enquanto a média nacional é de 64%, no Ranking do CLP. Com isso, a cidade é a 9ª do estado nesse quesito e a 15ª do Brasil.

O projeto com internet gratuita também foi alvo de elogios no estudo. A pesquisa foi baseada no Ranking de Competitividade do CLP, composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões, de 405 municípios brasileiros. (Marcel Scinocca)