Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Proteção contra gripe é para todos da Educação

15 de Maio de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Moradora recebe vacina contra a Covid
Moradora recebe vacina contra a Covid (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (14/5/2021))

Os trabalhadores da Educação, de todos os níveis de ensino, com vínculo empregatício comprovado ou declaração de autônomo, foram incluídos na segunda etapa da vacinação contra a gripe, seguindo determinação do governo do Estado de São Paulo. Em Sorocaba, a imunização desses profissionais começou ontem (14). Na cidade a imunização contra a gripe ocorre nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h.

Iniciada na última terça-feira (11), a segunda etapa já contempla idosos de 60 anos ou mais e professores da rede pública e privada. O público da primeira etapa da campanha que ainda não se imunizou, isto é, crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e profissionais da área da saúde, também deve procurar uma das UBSs para garantir a vacinação.

Ainda conforme determinação do Estado, na terceira e última etapa da vacinação, que tem início no dia 9 de junho, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, uma ou duas doses, é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para receber a aplicação da vacina contra a gripe.

A campanha segue até o dia 9 de julho. A meta da ação de vacinação em Sorocaba é que 90% do público-alvo (248.123) seja vacinado, ou seja, 223.310 pessoas que pertençam aos grupos indicados da campanha. As doses e os insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde. (Ana Cláudia Martins)