Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Toyota anuncia investimento de R$ 1 bilhão e 800 novos empregos

15 de Maio de 2021 às 00:01
Jomar Bellini [email protected]
Protocolo de intenções foi assinado ontem. Toyota produzirá o Corolola Cross em Sorocaba.
Protocolo de intenções foi assinado ontem. Toyota produzirá o Corolola Cross em Sorocaba. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (14/5/2021))

A Toyota e a Prefeitura de Sorocaba assinaram um protocolo de intenções ontem (14) referente a um investimento de R$ 1 bilhão na planta da empresa na cidade. O aporte foi feito para modernizar a linha de produção para o Corolla Cross, nova aposta da montadora japonesa.

A assinatura aconteceu em uma cerimônia no Paço Municipal durante a manhã. A solenidade foi feita após uma reunião de representantes da Toyota, entre eles o presidente da companhia no Brasil, Rafael Chang, com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e secretários municipais.

A estimativa é de que sejam gerados, ao todo, 800 empregos na cidade, sendo 200 diretamente contratados pela Toyota e outros 600 indiretos, das empresas fornecedoras de equipamentos para a produção do novo modelo. “Na reunião, a Toyota informou que deve investir na produção de novos modelos daqui dois anos em Sorocaba, gerando ainda mais emprego e prosperidade para a região”, avalia Manga.

O presidente da Toyota no Brasil afirmou que a companhia estuda o plano de investimentos no país, mas evitou dar detalhes sobre os próximos passos da montadora na cidade. “É um momento difícil dentro da pandemia, mas olhamos o médio e longo prazo. Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e na possibilidade de exportação. A conversa com o prefeito foi sobre a previsibilidade que esperamos ter para o futuro, porque os investimentos são feitos para quatro a cinco anos”.

Chang comentou durante a reunião com Manga sobre as questões de isonomia tributária São Paulo e acúmulo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “São Paulo deveria ter o mesmo nível de impostos de outros Estados, que as vezes tem incentivos para outras marcas. Nós, como montadora, fazemos o nosso dever de casa reduzindo os custos, exportando mais, localizando mais as peças que usamos na produção.”

O protocolo de intenções segue uma lei já existente de incentivo fiscal para a empresa. A partir da reunião, a Prefeitura se comprometeu a criar uma comissão para ampliar os incentivos na cidade e a articular junto com o Estado e União sobre questões fiscais. “Isso vai permitir que o Estado de São Paulo possa concorrer por igual, por exemplos, com o nordeste”, diz Manga. O protocolo também prevê um estudo sobre isenção na taxação de esgoto para empresas da cidade.

“Além dos empregos diretos, as pessoas vão consumir na cidade, o que gira uma cadeia e traz prosperidade. Com o avanço da vacinação, nossa prioridade é o desenvolvimento econômico. Essa confiança da indústria na cidade tem motivado uma arrecadação maior para o município”, avalia o prefeito.

Primeiro híbrido-flex

O Corolla Cross é o primeiro veículo híbrido flex do mundo e tem tecnologia desenvolvida no Brasil, em que é possível abastecer com combustíveis e utilizar a energia elétrica. “Existe a vantagem de não precisar de uma tomada, porque ele é autorecarregável, e por outro lado ele utiliza etanol, um combustível muito limpo e produzido no país”, destaca Chang. O utilitário-esportivo (SUV) será exportado para 22 países da América Latina e Caribe.

Para dar espaço ao novo modelo, a empresa deixará de vender o compacto Etios, nas versões hatchback e sedã, no mercado brasileiro a partir de abril deste ano. Porém, a produção está mantida para exportação, atendendo a demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. A planta de Sorocaba segue produzindo o modelo para mercados de exportação.

Com crescimento estimado em 30% na produção deste ano, frente ao cenário de 2020, o grupo estima encerrar 2021 com 170 mil unidades produzidas. Destas, quase 30% deverá chegar aos outros mercados da região latino-americana. (Jomar Bellini)