Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transporte Coletivo

Prefeitura inicia construção de Área de Transferência para ônibus no Cajuru

A expectativa é que a obra agilize o tempo de percurso dos ônibus

14 de Maio de 2021 às 15:35
Cruzeiro do Sul [email protected]
Área de Transferência para ônibus, na avenida Paraná, esquina com a rua Anderson Barros
Área de Transferência para ônibus, na avenida Paraná, esquina com a rua Anderson Barros (Crédito: Fábio Rogério )

A Prefeitura de Sorocaba iniciou nesta sexta-feira (14) as obras de construção de uma Área de Transferência para ônibus, na avenida Paraná, esquina com a rua Anderson Barros, no bairro Cajuru.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga no local onde a obra será realizada. A previsão é que o miniterminal fique pronto em até 60 dias. A expectativa é que a obra agilize o tempo de percurso dos ônibus.

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), está prevista a construção de baia para ônibus e a instalação de abrigos novos, com iluminação em Led e tomadas USB para carregamento de eletrônicos.

A Semob informa ainda que a obra não terá custo para a Prefeitura de Sorocaba porque será feita em parceria com a Construtora Planeta, por meio de ação mitigatória, como contrapartida pelos empreendimentos realizados pela empresa na cidade.

O secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, afirma que com o novo miniterminal, o sistema de transporte na região do Cajuru será alterado para o chamado tronco alimentado, ou seja, por meio de uma linha principal circulando do bairro até a região central de Sorocaba, com veículos grandes, sendo alimentada por veículos menores, que circularão pelos bairros na região do Cajuru.

Dessa forma, a linha 31 Cajuru/Corredores será a principal, operando com veículos maiores. Já, as linhas 31/1 Newton Torres, 72 Bairro dos Carvalhos e 75 Campininha farão seus itinerários a partir desse novo miniterminal.

“A parceria do Poder Público com a iniciativa privada é um diferencial, que viabiliza melhorias para a cidade e de forma ágil. Outras melhorias estão por vir, tanto aqui para o Éden, Cajuru, bem como para outros bairros de Sorocaba”, disse o prefeito Manga, pouco antes da assinatura do documento que oficializa a parceria com a construtora e o início das obras.

A Construtora Planeta esteve representada no ato pelo seu diretor-executivo Sandro Souza.O ato no Cajuru contou ainda com as presenças do secretario de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, além do Ouvidor-Geral do Município, Evandro Bueno, do agente de inspeção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Carlos Camargo, e do vereador João Donizeti.

Aparecidinha

O sistema adotado no Cajuru será o mesmo da Área de Transferência que está sendo construída em Aparecidinha, que atenderá todos os ônibus do bairro, com a linha 48 Aparecidinha/Via Castelinho, fazendo a ligação com a cidade.


Neste caso, o empreendimento também está sendo executado em parceria com a iniciativa privada, com a Construtora Magnum. “Os trabalhos avançam em Aparecidinha e a previsão é que estejam terminados em até 30 dias”, calcula o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin José Almeida Rosa. (Da Redação)