Covid-19
Votorantim inicia cadastro para pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades
O cadastro para a vacinação contra a Covid-19 continua aberto para pessoas com Síndrome de Down e transplantados em uso de imunossupressores
A Prefeitura de Votorantim inicia nesta sexta-feira (14) o cadastro para pessoas com comorbidades, entre 50 e 54 anos, receberem a vacina contra a Covid-19. O processo deve ser feito de forma presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
O cadastro continua aberto para pessoas com Síndrome de Down (entre 18 e 59 anos) e transplantados em uso de imunossupressores (entre 18 e 59 anos). Gestantes e puérperas com comorbidades também devem realizar o cadastramento, mas precisam aguardar a liberação da vacinação por parte do Plano Estadual de Imunização (PEI) contra Covid-19.
A decisão de suspender temporariamente a vacinação em gestantes e puérperas foi tomada após comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A nota técnica orienta que o uso da vacina da AstraZeneca / Fiocruz seja feito de acordo com o indicado na bula. O uso do imunizante em gestantes sem orientação médica não é recomendado.
Nesta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde receberá mais um lote de vacinas. Serão 2.125 doses para indivíduos com comorbidades e 21 para moradores de Votorantim com Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC).
A previsão da Secretaria de Saúde é iniciar a vacinação em pessoas com comorbidades, entre 50 e 54 anos, na próxima terça-feira (18). O objetivo é proporcionar tempo para esse público-alvo realizar o cadastramento.
Relatório
Pacientes com comorbidades, definidas pelo Ministério da Saúde, foram classificados como prioritários para receberem a vacina contra a Covid-19. Para disciplinar esse processo de cadastramento, a Prefeitura de Votorantim elaborou uma declaração médica para portadores de doenças.
O paciente atendido na rede particular (clínicas médicas ou hospitais) precisará preencher essa declaração (em anexo). Já a pessoa com histórico de atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) preencherá a declaração na UBS na qual faz acompanhamento.
Nas UBSs, o preenchimento do relatório será feito pelo médico da unidade de saúde, o qual atende o paciente com a comorbidade. Segundo a Secretaria de Saúde de Votorantim, as unidades estão preparadas para esse trabalho.
No momento da vacinação será obrigatório a apresentação do documento preenchido e carimbado pelo médico responsável. A cópia ficará retida. A pessoa deverá apresentar também a identidade com CPF, além do comprovante de residência em Votorantim no nome do paciente.
Comprovação
O controle faz parte das orientações contidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público e a Prefeitura de Votorantim.
O médico deverá preencher essa declaração médica para portadores de comorbidades somente se o paciente tiver enquadrado nas situações clínicas elencadas pelo Ministério da Saúde. A pessoa com qualquer outra comorbidade, diferente às previstas no relatório, precisará aguardar novas orientações sobre a vacinação.
A declaração consta no site da Prefeitura de Votorantim. É preciso que a pessoa baixe o documento em PDF, imprima e preencha todos os campos.