Buscar no Cruzeiro

Buscar

Policial Militar Feminina

Eventos marcam comemoração do Dia da Policial Militar em Sorocaba

O evento reuniu policiais de toda Região Metropolitana de Sorocaba

12 de Maio de 2021 às 17:58
Kally Momesso [email protected]
Policiais Femininas do CPI7
Policiais Femininas do CPI7 (Crédito: Divulgação/PM)

Dia 12 de Maio é comemorado o Dia da Policial Militar Feminina. Por isso, a Polícia Militar de Sorocaba realizou, nesta quarta-feira (12), homenagens para essas profissionais. O evento reuniu policiais de toda área do CPI-7, ou seja, de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), e contou com café da manhã, sorteios de brindes, banda regimental de música e reflexões sobre a história da mulher na PM. Alunas do curso de formação de soldados que fazem escola no CPI-7 também participaram do encontro.

A data de comemoração remete ao dia em que as mulheres começaram a ingressar na Polícia do Estado de São Paulo, 12 de maio de 1955. Entre os deveres da Polícia Feminina estavam o da investigação e prevenção da criminalidade, bem como a proteção das crianças e das mulheres. O objetivo dessas agentes era atender ocorrências que demandassem assistência social.

Capitão Lara, piloto do águia - Divulgação/PM
Capitão Lara, piloto do águia (crédito: Divulgação/PM)

Ao longo dos anos, as policiais ocuparam postos no Corpo de Bombeiros, Batalhão de Policiamento Rodoviário, Batalhão de Polícia Choque as guarnições de Força Tática, entre outros. Em 2013, a sorocabana Tenente Lara se destacou por se tornar a primeira piloto do Águia, o tradicional helicóptero da Polícia Militar.

Para a Capitão Luiza, a natureza acolhedora e cuidadora das mulheres aguçam os sentidos, sendo possível perceber detalhes que podem passar despercebidos. “A mulher na Polícia Militar trouxe uma forma mais humanizada de atendimento, de acolhimento, principalmente em ocorrências com crianças, mulheres, vítimas e idosos”, contou a Capitão.

Tenente-coronel Geórgia - Divulgação
Tenente-coronel Geórgia (crédito: Divulgação)

A policial militar ainda ressaltou a importância da igualdade dentro das forças de segurança. “Hoje nós temos um concurso unificado. Não há mais distinção de vagas entre homens e mulheres. Então é aberto um concurso, e as pessoas interessadas concorrem em igualdade. Então se abrirem 100 vagas, e ingressarem 100 mulheres, teremos 100 mulheres”, disse a Capitão Luiza.

Policiais Femininas do CPI7 - Divulgação/PM
Policiais Femininas do CPI7 (crédito: Divulgação/PM)

Ela ainda reiterou que a PM está de portas abertas para as mulheres que desejam abraçar a causa e fazer parte da equipe policial. “Hoje, a gente tem mulheres ocupando todos os tipos de serviços na Polícia Militar. Inclusive, nós temos a primeira mulher a participar de uma banda regimental de música. Creio que não tenha muitas mulheres que tenham esse desejo de pertencer às forças de segurança, mas a Polícia Militar está aberta”, concluiu. 

Galeria

Confira a galeria de fotos