Buscar no Cruzeiro

Buscar

Empreendedorismo

Pandemia faz aumentar quantidade de MEIs em Sorocaba

Sebrae-SP realiza Semana do MEI com eventos gratuitos, de forma on-line, até sexta (14)

12 de Maio de 2021 às 17:18
Cruzeiro do Sul [email protected]
A escrita afetuosa cria empatia e aumenta conexões
A escrita afetuosa cria empatia e aumenta conexões (Crédito: Divulgação)

A pandemia da Covid-19 aumentou a quantidade de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Sorocaba, segundo dados do escritório Regional do Sebrae, que atende a cidade e municípios da região. Em Sorocaba, a variação no período foi de 13,4 mil novos MEIs. Atualmente existem 57,2 mil MEIs ativos no município.

Ainda de acordo com os dados, os principais setores que puxaram essa alta em Sorocaba foram de promoção de vendas (827 MEIs a mais), preparação de alimentos para consumo domiciliar, como produção de marmitas (755), e comércio varejista de vestuário e acessórios (722).

Para o gerente do Sebrae em Sorocaba, Alexandre Martins, o MEI é conhecido como a porta de entrada do empreendedorismo e mostrou sua força como alternativa de geração de renda e emprego em um período de crise na cidade. “Puxados por setores como promoção de vendas, alimentação e comércio varejista de vestuário, números da modalidade mostram força em Sorocaba na pandemia”, afirma Martins.

De acordo com dados do Sebrae São Paulo, em todo o Estado houve uma variação de 706 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs), totalizando um contingente de 3,2 milhões de pequenos negócios nessa categoria.

Além disso, atualmente, existem 11,3 milhões de microempreendedores individuais em atividade no País. De acordo com o último Perfil do MEI, elaborado pelo Sebrae, 76% possuem o empreendedorismo como única fonte de renda e apenas 2% eram empreendedores formais antes de se tornar MEI.

O estudo também revela que 51% dos MEIs em atividade tinham carteira assinada antes de se formalizar e 12% eram empreendedores informais. Em 2020, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, foram registrados 2,6 milhões de novos MEIs, o maior número dos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal.

Semana do MEI segue até dia 14 em Sorocaba

O evento gratuito, chamado Semana do MEI, começou na última segunda (10) e segue até sexta (14) em Sorocaba. Promovido pelo Sebrae, a Semana é uma oportunidade para quem já é MEI e para quem quer se formalizar. Totalmente on-line, o evento oferece diversas ofertas de capacitação e orientações especiais para os MEIs e potenciais empresários.

A programação oferece ainda palestras, oficinas e seminários voltados aos negócios, além de orientação empresarial sobre gestão, inovação e finanças, benefícios e deveres do MEI. Entre os destaques da programação, estão workshops sobre tendências em setores como beleza e alimentação, uso dos meios digitais para vender mais e orientações sobre o uso profissional de novidades tecnológicas, como o TikTok e o WhatsApp Business.

Para se inscrever e conhecer a programação completa, basta acessar: www.sebrae.com.br/semanadomei. (Da Redação)