Buscar no Cruzeiro

Buscar

Influenza

Prossegue campanha de vacinação contra a gripe

A meta da ação de vacinação contra a gripe é que 90% do público-alvo (248.123) sejam vacinados, isto é, 223.310 pessoas

12 de Maio de 2021 às 02:05
Ana Claudia Martins [email protected]
Vacinação contra a gripe (H1N1).
Vacinação contra a gripe (H1N1). (Crédito: Neto Bonvino / Bento TV)

Sorocaba iniciou ontem a segunda etapa da vacinação contra a gripe para pessoas, a partir de 60 anos, e professores da rede pública e privada. Excepcionalmente, os idosos foram vacinados em quatro locais de drive-thru, das 8h às 16h.

A partir desta quarta-feira (12), a vacinação contra a gripe na cidade segue normalmente nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da campanha. Até o último dia 5 deste mês, pouco mais de 24 mil pessoas, dos grupos prioritários foram imunizadas.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a meta da ação de vacinação contra a gripe é que 90% do público-alvo (248.123) sejam vacinados, isto é, 223.310 pessoas que pertençam aos grupos indicados pelo Estado.

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações, as pessoas a partir de 60 anos foram vacinadas nesta terça-feira (11), excepcionalmente, em quatro drive-thru na cidade: Humberto de Campos, Shopping Cidade, Igreja Universal do Reino de Deus (unidade Centro), e no Clube União Recreativo Campestre. Nos quatro pontos também houve posto de vacinação para as pessoas que chegaram a pé ou por meio do transporte público.

Já os professores a imunização ocorreu nas 27 UBSs que participam da campanha. Em relação a esses profissionais, da rede pública e privada, podem ser vacinados professores de todos os níveis de ensino, com vínculo empregatício comprovado, ou declaração de autônomo.

Primeira etapa

O público da primeira etapa da campanha que ainda não se imunizou, isto é, crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e profissionais da área da saúde, também deve procurar uma das unidades básicas de saúde para garantir a vacinação.

Para as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, uma ou duas doses, é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para receber a aplicação da vacina contra a gripe.

Última etapa

Na terceira e última etapa da vacinação contra a gripe, que se inicia no dia 9 de junho, além dos grupos anteriores, poderão ser vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A campanha toda segue até o dia 9 de julho. As doses e os insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde. (Ana Cláudia Martins)