Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Anticorpos da Covid permanecem no sangue no mínimo 8 meses, diz estudo

Pesquisa italiana foi realizada pelo Hospital San Raffaele de Milão, em colaboração com o Instituto Superior de Saúde (ISS)

11 de Maio de 2021 às 13:53
AFP
Coronavírus
Coronavírus (Crédito: Acácio Pinheiro / Agência Brasil)

Os anticorpos que neutralizam a Covid-19 permanecem no sangue por, pelo menos, oito meses depois do contágio, revela um estudo italiano publicado nesta terça-feira (11).

Esta é uma observação registrada "independentemente da gravidade da doença, da idade dos pacientes, ou da presença de outras patologias", afirma o estudo realizado pelo Hospital San Raffaele de Milão, em colaboração com o Instituto Superior de Saúde (ISS), órgão que assessora o governo em matéria de saúde pública.

"A presença de anticorpos, mesmo que diminuam com o tempo, é muito persistente", aponta o estudo. Oito meses após o diagnóstico, apenas três pacientes de um total de 162 não testaram positivo para anticorpos, explicaram o San Raffaele e o ISS em um comunicado conjunto.

Os pesquisadores italianos consideram que a presença precoce destes anticorpos é fundamental para combater com sucesso o contágio, uma vez que quem não os produz nas duas primeiras semanas depois do contágio corre um maior risco de desenvolver formas graves de Covid-19, ressaltaram.

O estudo foi realizado pela Unidade de Evolução e Transmissão Viral do Hospital San Raffaele, em colaboração com pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Diabetes, da mesma entidade. O grupo desenvolveu um teste específico para anticorpos, usando técnicas empregadas para o estudo de outros tipos de anticorpos desenvolvidos como resposta autoimune.

Graças às vacinas contra o HIV, os pesquisadores do San Raffaelle e do ISS também desenvolveram um novo método para avaliar os anticorpos que protegem contra o SARS-CoV-2.

O estudo publicado nesta terça-feira, na Nature Communications, permitiu mapear, de forma quase exaustiva, a evolução no tempo da resposta de anticorpos à Covid-19, estimam o ISS e o San Raffaele.

A pesquisa acompanhou 162 pacientes testados positivos para SARS-CoV-2 (67% deles homens, com idade média de 63 anos), que compareceram à emergência do San Raffaele durante a primeira onda da pandemia na Itália.

As primeiras amostras de sangue foram coletadas quando receberam o diagnóstico do contágio, em março-abril de 2020, e as últimas, no final de novembro de 2020.

Neste grupo, 57% sofriam de outra patologia além da Covid-19 no momento do diagnóstico. Os mais frequentes foram hipertensão (44%) e diabetes (24%).