Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba suspende vacinação de gestantes com comorbidades

A vacinação de gestantes com comorbidades estava marcada para começar nesta quarta-feira (12)

11 de Maio de 2021 às 12:48
Ana Claudia Martins [email protected]
Aprovação total da vacina pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante
Aprovação total da vacina pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante (Crédito: Carlos Osório / Agência Brasil)

Seguindo determinação do governo estadual e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sorocaba suspendeu, temporariamente, a vacinação de gestantes com comorbidades com a vacina Astrazeneca, prevista para iniciar nesta quarta-feira (12).

A informação foi confirmada pela Prefeitura de Sorocaba nesta terça-feira (11), no fim da manhã. Na cidade, 479 gestantes com comorbidades acima de 18 anos já tinham feito agendamento para a imunização.

O início da imunização das gestantes, acima de 18 anos e com comorbidades, além de outros públicos para vacinação contra a Covid-19 foi divulgada pela Prefeitura de Sorocaba na segunda-feira (10), seguindo o calendário do próprio governo estadual.

Porém, na noite de segunda-feira, a Anvisa emitiu nota recomendando a suspensão imediata do uso do imunizante desenvolvido pela Astrazeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, em gestantes. No Brasil, o imunizante é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Assim, a vacinação de gestantes com comorbidades contra a Covid-19, foi suspensa em todo o Estado de São Paulo.

Agendamento cancelado

Dessa forma, as 479 gestantes com comorbidades acima de 18 anos, que já fizeram o agendamento pelo site da Prefeitura de Sorocaba, serão informadas por e-mail sobre o cancelamento. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a opção para agenda desse público também foi retirada do site.

Ainda conforme a Secretaria da Saúde (SES), o município aguarda novas orientações sobre o assunto, após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa.
O agendamento da vacinação segue normalmente para as pessoas com Down e transplantados de 18 a 59 anos, puérperas acima de 18 anos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos.

Foram disponibilizadas 2.800 vagas pelo sistema de agendamento e a vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Éden, Escola, Carandá, Paineiras e Wanel Ville, das 8h às 17h. O agendamento on-line foi disponibilizado as 18h de segunda-feira.

Conforme a SES, para as pessoas com Down e transplantados de 18 a 59 anos será exigido o relatório médico comprovatório no ato da aplicação da vacina. Já as puérperas acima de 18 anos com comorbidades deverão apresentar comprovante de condição de risco por meio do Cartão de Pré-Natal, relatório médico ou prescrição medica.

Pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos deve, obrigatoriamente, apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. (Ana Cláudia Martins)

Matéria atualizada à 1h52 desta quarta-feira (12)