Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Mato alto incomoda frequentadores do Cemitério da Consolação

Prefeitura informou que serviços de manutenção serão realizados no local ainda neste mês

11 de Maio de 2021 às 10:29
Wilma Antunes [email protected]
Mato alto incomoda quem visita o Cemitério da Consolação
Mato alto incomoda quem visita o Cemitério da Consolação (Crédito: Fábio Rogério)

Mato alto entre os túmulos e buracos na calçada são algumas das reclamações feitas por visitantes do Cemitério da Consolação, na Vila Haro, em Sorocaba. Segundo relatos de frequentadores, a situação se estende desde o mês passado.

“O Cemitério da Consolação sempre teve um probleminha ou outro, mas, agora, parece que aumentou. A última vez que fui lá, estava bem abandonado. Tinha muito mato alto e gavetas semiabertas", diz o aposentado Geraldo Almeida, de 68 anos.

Ele conta que visita o cemitério, em média, duas vezes por mês. Os problemas relacionados a manutenção do local eram pequenos e não chegavam incomodar, conforme o aposentado. No domingo (8), ele foi com a esposa ao local e levou um susto quando se deparou com as más condições.

A situação chocou a comerciante Yara Camargo, de 29 anos. “Faz uns dois meses que esse lugar está abandonado. Os túmulos estão abertos, os pisos quebrados, sem contar o matagal, né? Dá até vergonha!”, desabafa.

Ela notou o descuido com o cemitério no dia 16 de março, enquanto participava do sepultamento do irmão. No domingo, Yara retornou ao local para levar flores ao túmulo da avó e se entristeceu ao perceber que nada mudou.

Serviços de manutenção devem começar no Cemitério da Consolação ainda neste mês - Fábio Rogério
Serviços de manutenção devem começar no Cemitério da Consolação ainda neste mês (crédito: Fábio Rogério)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), informou ao jornal Cruzeiro do Sul que o Cemitério da Consolação recebe serviços de manutenção nas áreas comuns e sepulturas públicas diariamente, como varrição, reforma de lajes e outros serviços de alvenaria.

De acordo com a Serpo, um levantamento do material necessário para reparo das ruas e corredores, que deve começar neste mês, está sendo realizado. O serviço de roçagem acontece mensalmente e, no mês de maio, está programado para acontecer na próxima quinta-feira (13). Já a manutenção e conservação das sepulturas particulares precisam ser realizadas pelos titulares ou herdeiros.