Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Jacaré capturado no lago do parque Chico Mendes é levado ao zoo

11 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Animal tem mais de dois metros.
Animal tem mais de dois metros. (Crédito: DIVULGAÇÃO / CORPO DE BOMBEIROS)

O exemplar de jacaré-do-papo-amarelo, que vivia há anos no lago do Parque Natural Chico Mendes, foi levado, no último domingo (dia 9), para o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental, a pedido da própria Polícia Ambiental, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas que frequentam o espaço.

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informa que os técnicos do zoo estão fazendo, nesta semana, uma avaliação do estado de saúde do jacaré, inclusive com a realização de exames que sejam necessários. Trata-se de um animal adulto, possivelmente uma fêmea.

A ideia da Sema é que seja feita a soltura do animal, que é de vida livre, na natureza, em um local adequado ao seu desenvolvimento, após autorização da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no Estado de São Paulo.

A captura mobilizou 11 pessoas, entre bombeiros e policiais militares ambientais. Conforme a Polícia Militar Ambiental, foram três tentativas de capturá-lo. Os trabalhos começaram na manhã de sábado (8). Porém, como estava distante, ele não foi atraído pelas iscas, nem pelos chamados. Na manhã de domingo (9), as equipes não obtiveram sucesso, novamente. Já à tarde, o jacaré finalmente foi pego.

Ainda conforme a PM, não foi preciso sedá-lo. O jacaré foi amarrado com cordas a uma maca de resgate, colocado na carroceria de uma caminhonete dos bombeiros e levado ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Ainda conforme a corporação, o zoológico destinou um ambiente adequado para ele. (Da Redação)