Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gripe

Vacinação contra a gripe para idosos e professores começa nesta terça-feira (11)

Somente nesta terça haverá vacinação drive-thru, em quatro locais, para os idosos

10 de Maio de 2021 às 15:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vacinação contra a gripe em Sorocaba
Vacinação contra a gripe em Sorocaba (Crédito: Secom/Sorocaba)

Sorocaba inicia, a partir desta terça-feira (11), a segunda etapa de vacinação contra a gripe. Com isso, idosos a partir de 60 anos de idade e professores da rede pública e privada (todos os níveis de ensino, com vínculo empregatício comprovado ou declaração de autônomo) poderão se imunizar, de acordo com calendário do governo estadual.

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações, somente os idosos serão vacinados, excepcionalmente nesta terça, em quatro drive-thru na cidade: Humberto de Campos, Shopping Cidade, Igreja Universal do Reino de Deus (unidade Centro) e no Clube União Recreativo Campestre.

Nos quatro pontos também haverá posto de vacinação para os idosos que chegarem a pé ou por meio do transporte público. A aplicação ocorrerá das 8h às 12h aos idosos de 60 anos completos ou mais que nasceram entre os meses de janeiro e junho. Já, os idosos de 60 anos completos ou mais que nasceram entre os meses de julho e dezembro serão vacinados das 12h às 16h.

No Shopping Cidade Sorocaba, a imunização será feita no estacionamento G6, com entrada pela avenida Atanázio Soares. Na sede regional da Igreja Universal do Reino de Deus, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 555, a vacinação acontecerá no estacionamento local.

O Instituto Humberto de Campos fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 377, no Jardim Zulmira, e também fará ação no estacionamento. E o Clube União Recreativo Campestre de Sorocaba está situado na rua Francisco Paulo Braion, 650, no Jardim Guadalajara.

A partir desta quarta-feira (12), a ação de imunização contra a gripe para os idosos prossegue normalmente nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da campanha. Já os professores deverão procurar, a partir desta terça, uma das 27 UBSs, das 8h às 16h, para se vacinar.

O público da primeira etapa da campanha que ainda não se imunizou, isto é, crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e profissionais da área da saúde, também deve procurar uma das unidades básicas de saúde para garantir a vacinação.

Para as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, uma ou duas doses, é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para receber a aplicação da vacina contra a gripe.
Confira os endereços das UBSs que estão vacinando contra a gripe em Sorocaba pelo link: https://bit.ly/3txwJhT.

3ª e última etapa

Na terceira e última etapa da vacinação contra a gripe, que se inicia no dia 9 de junho, além dos grupos anteriores, poderão ser vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A campanha toda segue até o dia 9 de julho. A meta da ação de vacinação contra a gripe é que 90% do público-alvo (248.123) sejam vacinados, isto é, 223.310 pessoas que pertençam aos grupos indicados pelo Estado. As doses e os insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde.

Doação de alimentos

Nos quatro drives de vacinação nesta terça, também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, uma ação organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). O objetivo é distribuir os alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária, sendo aberta a todos que desejarem e puderem contribuir. (Da Redação, com informações da Secom/Sorocaba)